São Miguel do Oeste recebe o primeiro CSTR e se torna polo estratégico de biometano

A inovação continua acelerando no Grupo Cetric! Estamos construindo nosso terceiro biodigestor do tipo CSTR, desta vez na unidade de São Miguel do Oeste. Essa será a primeira unidade do grupo a contar com uma estrutura completa para produção de biogás, purificação de biometano e geração de energia elétrica.

Nosso objetivo é tornar a unidade um ponto estratégico de abastecimento para caminhões movidos a biometano, garantindo maior eficiência operacional e reduzindo ainda mais nossa pegada de carbono. Cada projeto que realizamos é personalizado, considerando o tamanho da área e o volume de resíduos disponíveis, e, nessa unidade, teremos uma planta robusta para atender à crescente demanda dos clientes.

Um investimento para o futuro sustentável

A construção dessa nova planta representa um investimento de R$ 11 milhões, consolidando nossa aposta no biogás como solução energética de baixo impacto ambiental. O sistema terá capacidade para:

✔ 100 toneladas/dia de resíduos processados
✔ 13.200 m³/dia de biogás produzido
✔ 7.722 m³/dia de biometano purificado

Além de abastecer nossa frota, o biometano produzido será comercializado em postos ao longo da BR-282, sempre próximos a uma unidade Cetric. Essa estratégia permitirá que mais empresas e frotas tenham acesso a um combustível sustentável e econômico, incentivando a transição energética no setor de transporte.

A parte civil da obra já está praticamente finalizada, avançando para as próximas etapas da montagem da estrutura e instalação dos equipamentos. Esse projeto reforça nossa estratégia de expandir a produção de biometano e criar uma rede eficiente para abastecimento, garantindo mais autonomia e rendimento para nossos veículos e operações logísticas.

Com esse avanço, seguimos firmes na nossa missão de transformar resíduos em energia renovável, reduzindo custos operacionais e impactando positivamente o meio ambiente. Mais um passo rumo a um futuro