Projetado para atender uma grande demanda de resíduos, suas valas comportam avanços nos módulos de disposição final de classes I e IIA. Cada módulo é composto de 2 valas de disposição final, uma para resíduos classe I e outra para resíduos classe IIA, e seus respectivos sistemas periféricos operacionais indispensáveis.
Central de Triagem
O local destina-se ao recebimento e triagem dos resíduos com características potenciais de reciclagem. Os mesmos são armazenados de acordo com as prescrições normativas NB 1183 – Armazenamento de Resíduos Sólidos Perigosos e NB 1264 – Armazenamento de Resíduos Sólidos Classe IIA e IIB, os refugos são encaminhados para as valas de disposição final.
As estruturas de armazenamento que compõem a Central de Triagem são barracões dotados de instalações elétricas, hidráulicas e sistema de prevenção de incêndio.
São adequados às quantidades e tipos de resíduos a serem recebidos e equipados com aparelhos de segurança e higiene. Todos os despejos líquidos, gerados na triagem, são encaminhados para um sistema de tratamento de efluentes instalado na área.
Beneficiamento de Plástico
Todo material plástico segregado durante o processo de triagem, passível de reciclagem, é encaminhado para este local, aonde é beneficiado, transformado em flakes, que posteriormente serão enviados para empresas recicladoras.
Solidificação de Resíduos
O local destina-se ao recebimento dos resíduos com muita umidade. A solidificação consiste em um processo de homogeneização, adição de aglomerantes e estabilização do resíduo para posterior disposição final.
Células de Disposição Final
As dimensões aproximadas das células para resíduos classe I e classe IIA, referentes ao primeiro módulo da central são apresentadas na tabela abaixo.
Tab. 1 - Dimensões aproximadas para as valas de disposição final da CETRIC Chapecó/SC.
Sistemas de impermeabilização da base das valas
Foram implantados sistemas de impermeabilização diferenciados para as valas de disposição final de resíduos classe I e IIA, os quais são descritos abaixo:
Vala Classe I
É composta por uma camada de 1,25m de solo argiloso local compactado, em camadas de 25cm e coeficiente de permeabilidade na ordem de K<=1*E-07cm/s, sobre esta, uma dupla camada impermeabilizante composta de manta de PEAD de 2,5mm separadas por um dreno testemunho de estanqueidade de 25cm.
Célula Classe IIA
É composta por uma camada de 1,00m de solo argiloso local compactado, em camadas de 25cm e coeficiente de permeabilidade na ordem de K<=1*E-07cm/s, sobre esta, uma camada simples de manta de PEAD de 1,5 mm e acima desta, uma camada de 50cm de solo argiloso do próprio local, compactado com os mesmos critérios da camada inferior.
Sistema de Drenos Profundos de Segurança
Para garantir uma distância mínima de 2,0 metros do lençol freático em relação a base das valas de disposição final, foram implantados drenos longitudinais de 2,0 metros de profundidade, sob a camada de impermeabilização, posicionados e espaçados de forma a garantir esse rebaixamento.
Sistemas de Cobertura
Sistemas de Cobertura das Valas para Resíduos Classe I A concepção dos sistemas de cobertura objetivou a eliminação do contato dos resíduos com as águas das chuvas uma vez depositados nas valas, dessa forma, eliminando a lixiviação dos resíduos e, consequentemente, a geração de percolado, uma vez que o controle da umidade é feito antes do resíduo ser depositado nas valas.
Sistema de Impermeabilização Superior da Vala de Resíduos Classe I
Após a ocupação de todo o espaço da vala de disposição final, será feita a selagem com camada de 50cm de argila local compactada em camadas de 25cm atingindo um coeficiente de permeabilidade na ordem de K=1*E-07 cm/s, sobreposta a esta uma camada de manta de PEAD de 2,5mm e sobre esta uma camada drenante de 25cm de material granular e finalmente, uma camada de final de solo de aproximadamente 60cm, que possibilite o plantio de gramínea e arbustos.
Sistema de Impermeabilização Superior da Célula de Resíduos Classe IIA
Será semelhante ao da vala de disposição final classe I, porém a espessura da manta da PEAD poderá ser reduzida para 1,5mm.
Sistema de Armazenamento de Líquidos Percolados
Da mesma forma como no sistema de drenagem de líquidos percolados, o sistema será solicitado somente na ocorrência de sinistros.
O sistema é composto de caixas de fibras de vidro, dimensionadas para armazenar o período mais chuvoso de 3 dias consecutivos com tempo de recorrência de 25 anos.
Sistema de Drenagem da Área
Toda área do empreendimento está submetida a um sistema de drenagem superficial e profunda, de forma a conduzir adequadamente as águas pluviais, para que não interfiram nos sistemas operacionais e de disposição final da CETRIC Chapecó.
Sistema de Monitoramento Ambiental
Foi elaborado, no sistema de monitoramento dos parâmetros de qualidade de água subterrânea, a implantação de poços piezométricos instalados a montante e a jusante das valas de disposição final.
Plano de Implantação
Sendo um empreendimento privado, e pela não existência de vínculos do empreendedor com nenhum grande gerador de resíduo, o plano de implantação do empreendimento segue as seguintes diretrizes:
- Adequado ao atendimento da demanda inicial;
- Com características modulares que possibilitem a ampliação, acompanhando o crescimento da demanda sobre a CETRIC Chapecó.
Plano de Emergência
Foi elaborado um plano de emergência que se atenha principalmente a ocorrência de vendavais que causem o colapso dos sistemas de cobertura das valas de disposição final, o que acarretará a lixiviação dos resíduos depositados e formação de percolado. Outros aspectos que foram abordados no plano de emergência são:
- acidentes de trabalho;
- contaminações dos funcionários;
- incêndios.
Plano de Fechamento
O plano de fechamento prevê a adequação paisagística da área, a continuidade e periodicidade do monitoramento das instalações, a indicação dos usos possíveis e restrições para novos usos da área.