• Tratamento de efluentes

    A CETRIC mantém em suas instalações um completo sistema de tratamento de líquidos. Todos os percolados gerados no Aterro Classe II, são transportados através de uma rede coletora implantada durante o processo de impermeabilização da vala classe IIA. A ETE é constituída dos seguintes processos:

     

    1 – Processo Biológico

    Compreende um conjunto de tecnologia bastante eficaz para redução das altas concentrações de matéria orgânica encontrada na composição de percolado, proporcionando a degradação da matéria orgânica e de outros compostos de forma natural, pela ação de microrganismos que oxidam esses produtos transformando-os em compostos mais simples como água e gás carbônico. Faz parte desse processo os biodigestores, lagoas aeradas, lagoa facultativa e decantadores.

     

    2. Processo Físico-Químico

    O tratamento físico-químico é frequentemente utilizado em combinação com o tratamento biológico. A função deste tratamento é eliminar particulados, componentes orgânicos refratários e espécies químicas indesejáveis nos efluentes, como metais pesados.

     

    3. Desinfecção

    Após o tratamento completo o efluente final passa por um processo de desinfecção antes do lançamento ao meio ambiente. Este processo consta na injeção de cloro numa certa quantidade que, reagindo elimina todos os microorganismos presentes na massa líquida.

     

    4. Evaporador de Chorume

    A CETRIC conta também com um equipamento Evaporador de Chorume. Trata-se de um equipamento projetado para fazer a evaporação de chorume alimentado no sistema, utiliza como combustível o gás gerado pelo próprio aterro classe IIA. O equipamento trabalha em regime aberto jogando na atmosfera água na forma de vapor e aumentando a concentração da matéria sólida no fundo do sistema.

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *