• Resíduos Industriais

    Definição

    Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviáveis o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isto soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

    Periculosidade de um resíduo

    Característica apresentada por um resíduo, que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosa, pode apresentar:

    a. risco à saúde pública, provocado ou acentuado, de forma significativa, um aumento de mortalidade ou incidências de doenças, e/ou;

    b. risco ao meio ambiente, quando o resíduo é manuseado ou destinado de forma inadequada.

    Periculidades

    Inflamabilidade, Corrosividade, Reatividade, Toxidade Patogenecidade.

    Classe I – Perigosos

    Basicamente provenientes das indústrias, são resíduos que normalmente contém produtos químicos que agridem o
    meio ambiente de forma dura e rápida, com certeza, o resíduo mais perigoso.

    Ex. Borra de Tinta, óleos minerais e lubrificantes, resíduos com thinner, resíduos de sais provenientesde tratamento térmico de metais.

    Classe IIA – Não Inertes (Poluentes)

    São resíduos não inertes, ou seja, que com o passar do tempo sofrem algum tipo de mudança ou decomposição.

    Ex. Papel materiais orgânicos, lamas de sistemas de tratamento de águas, resíduos provenientes de limpeza de caldeiras e lodos provenientes de filtros – prensas.

    Classe IIB – Inertes (agregativos)

    São resíduos inertes, ou seja, não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo.

    Ex Entulhos, sucata de ferro e aço.

    É muito importante conhecer as características físicas e químicas dos resíduos, assim como suas tendênciasfuturas, pois tais parâmetros possibilitam calcular a capacidade e tipo e equipamentos de coleta, tratamento e o destino final.

    Conforme a classificação dos resíduos, a CETRIC coloca à disposição das empresas, vários equipamentos voltados a atender as normas da ABNT, para o acondicionamento correto e seguro dos resíduos e atendendo quanto aosdiversos locais geradores de resíduos.

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *