Treinamento de combate a incêndio é realizado na Cetric
by Vox Brazil Comunicação • 9 de junho de 2014 • Notícias • 0 Comments
Mais de 50 colaboradores participaram da atividade
Com o objetivo de preparar os colaboradores para atuarem em situações emergenciais, sabendo operar equipamentos de combate a incêndios, bem como prestar os primeiros socorros, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais), realizou nos dias 17 e 31 de maio, o Curso de formação de brigada de incêndio e emergência, totalizando oito horas de aula.
A atividade que foi desenvolvida na Matriz, em Chapecó, contou com a participação de 56 colaboradores. Segundo o técnico de Segurança do Trabalho da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, o intuito deste curso é de formar grupos de voluntários treinados e capacitados para atuar na prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de local com sinistro e prestar os primeiros socorros, atendendo assim, a Legislação pertinente que fixa exigências mínimas de segurança para estabelecimentos e regula também, a atividade de brigadista particular no Estado de Santa Catarina e o Programa de Brigada de Incêndio.
As atividades desta capacitação foram dividas em dois momentos: parte teórica e prática. Na teoria, os brigadistas conheceram como avaliar o cenário em caso de sinistro, mecanismos de lesão e números de vítimas, vias aéreas, RCP (ressuscitação cardiopulmonar), hemorragias, movimentação, remoção e transporte de vítimas.
Já na parte prática, os participantes puderam avaliar e reconhecer os riscos eminentes, os mecanismos de lesão, o número de vítimas e o exame físico dessas; conhecer os sinais e sintomas de obstruções respiratórias em adultos, crianças e bebês conscientes e inconscientes, e promover a desobstrução; praticar as técnicas de RCP (ressuscitação cardiopulmonar); aplicar as técnicas de contenção de hemorragias e de movimentação, remoção e transporte de vítima.
A atividade de primeiros socorros e a capacitação voltada ao combate de incêndios foi ministrada pelo Soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, Sr. Adilson de Oliveira e auxiliada pelo Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem, Luiz Carlos da Silva Santos.