• Archive for outubro, 2018

    Gestão de resíduos industriais: o que fazer

    by  • 19 de outubro de 2018 • Notícias • 0 Comments

    Grupo Cetric

    O resíduo industrial consiste em sobras da produção, como é de composição mista. Não é possível descartar sem uma gestão específica, pois podem causar impactos negativos ao ambiente em que entra em contato.

    Não fazer a gestão de resíduos industriais, pode acarretar em enormes problemas para o meio ambiente e para os seres humanos. Isso, porque se não houver o descarte correto, pode contaminar o ar, o solo e a água com metais pesados e gases tóxicos, resultando em contaminações graves, além de disseminar doenças.

    É de responsabilidade das empresas encontrar a melhor solução de descarte para os resíduos industriais, reduzindo o máximo possível o impacto sobre o meio ambiente e a saúde pública.

     

    Melhores práticas na gestão de resíduos 

    Os resíduos podem ser sólidos ou líquidos, perigosos ou não perigosos, por isso, devem ser categorizados antes da sua destinação final, onde serão neutralizados.

    O ideal é condicionar os resíduos em equipamentos específicos de acordo com seu grau de periculosidade, classificação, quantidade e indicar sua composição. Desta forma, é possível evitar a contaminação, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população em geral e do meio ambiente.

    Desenvolvemos um passo a passo simples, com  etapas a serem seguidas para ter a melhor gestão dos resíduos industriais, confira:

     

    01. Ordenamento dos resíduos

    Nesta etapa, é necessário entender quais as razões para os resíduos industriais serem gerados, analisar também, a quantidade e o tipos de resíduos. Após isso, encontrar oportunidades para eliminar ou reduzir sua produção. Também é nesta etapa que é indicado fazer a ordenamento e armazenamento correto do resíduo.

     

    02. Coleta e transporte 

    Para a coleta e transporte, é necessário contratar um serviço especializado que conte com equipamentos preparados e veículos licenciados. Desta forma, não haverá danos ao meio ambiente e a saúde pública.

     

    03. Tratamento e transformação

    Após o transporte, são encaminhados para o tratamento e destinação final devidamente autorizado e licenciado, de acordo com a sua classificação ou são reciclados e transformados, quando possível.

     

    Conclusão 

    Se as empresas conseguirem seguir esses passos simples, conseguirão dar o melhor destino aos resíduos gerados na empresa. Se cada um fizer sua parte, aos poucos, os danos à natureza e à qualidade de vida das pessoas irá reduzindo.

    Grupo Cetric realiza ação em parceria com a Escola Básica Municipal Água Amarela

    by  • 5 de outubro de 2018 • Notícias • 0 Comments

     

    Considerado o maior evento ambiental do mundo, o Dia Mundial de Limpeza visa a conscientização da população sobre a importância de conservar os ecossistemas agredidos pelo ser humano em todo o planeta.

    A ação, que neste ano teve o apoio do Grupo Cetric, envolveu cerca de 130 países, milhares de voluntários e a coleta de milhares de toneladas de lixo.

    Em Chapecó, a ação do Grupo Cetric em parceria com curso de Biologia da Unochapecó e com a Escola Básica Municipal Água Amarela, ocorreu na sexta-feira, 21 de setembro, envolvendo profissionais do setor, colaboradores, professores e alunos.

    A atividade visou à limpeza de ruas e locais na comunidade de Água Amarela, onde a empresa está inserida. Na ação, os participantes percorreram 3,5 km recolhendo 740 kg de resíduos e rejeitos.

    Foram 3,5 km percorridos e 740 kg de resíduos e rejeitos recolhidos.

    Conforme a Engenheira Química do Grupo Cetric Sul, Loana Defaveri Fortes, essa ação tem, acima de tudo, o objetivo de ampliar o grau de conscientização das pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e, com a participação de voluntários da comunidade, a iniciativa  mostrou como as pessoas devem ser conscientes sobre as suas escolhas principalmente ao consumir produtos e dispor os resíduos no local correto.

    ”Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que o cenário do lixo se resolva, somos responsáveis pelo lixo que produzimos então colocarmos no local correto, como nas lixeiras, é nossa responsabilidade e responsabilidade da comunidade’’, comenta.

    Colaboradores do Grupo Cetric coordenaram a ação.

     

    Aprender é o melhor caminho para o desenvolvimento

    by  • 2 de outubro de 2018 • Notícias • 0 Comments

    Grupo Cetric Sul promove curso para o desenvolvimento das equipes

    O Grupo Cetric investe na estrutura, em tecnologia e, sobretudo, nas pessoas que fazem parte da empresa. Visando o desenvolvimento e o bom relacionamento entre as equipes, bem como, o aperfeiçoamento das atividades realizadas a empresa promove um curso para liderados.

    Conforme o diretor comercial do Grupo Cetric Sul, Evandro R. Rosset é necessário e essencial preparar as equipes. “Os desafios a serem encarados diariamente precisam de profissionais preparados para resolver cada situação e obter, ao final, bons resultados. Investir nas pessoas é investir no crescimento da empresa”, comenta.

    O treinamento envolve 25 colaboradores que atuam em diversos setores da Cetric Chapecó e é dividido em quatro módulos, totalizando 16 horas de aula.   A facilitadora do curso de liderados é a instrutora Idiane Turra Tuni, que foca no desenvolvimento das equipes no ambiente de trabalho.

    A iniciativa é do setor de Recursos Humanos e da Direção do Grupo Cetric.

    Colaboradores recebem informações da instrutora Idiane Turra Tuni.