• Archive for dezembro, 2015

    Proteção contra incêndios é tema de capacitação na Cetric Araucária/PR

    by  • 22 de dezembro de 2015 • Notícias • 0 Comments

    Nos dias 17 e 18 de dezembro, 16 colaboradores da Cetric Araucária, no Paraná, participaram de um treinamento prático voltado à prevenção de combate a incêndios e abandono de área, além de receberem informações sobre as classes de incêndio e de extintores.  A atividade foi conduzida pela Técnica em Segurança do Trabalho da Cetric, Luciana Vilas Boas, que durante dois dias realizou aulas práticas sobre a Norma Regulamentadora – NR 23.

    O Plano de Abandono de Área foi criado para auxiliar na evacuação de pessoas em caso de sinistros. Tal procedimento é realizado de acordo com a estrutura predial, seguindo rigorosamente o padrão mais seguro para desocupação do local.

    A Brigada de Incêndio é treinada nas condições do ambiente onde o Plano de Abandono foi elaborado, proporcionando experiência e um vasto conhecimento nos procedimentos estabelecidos no documento. Conforme a Técnica em Segurança do Trabalho da Cetric, Luciana Vilas Boas, a simulação deve ocorrer constantemente, com todos os colaboradores e flutuantes que estiverem no local. Os extintores e hidrantes devem sempre estar desobstruídos.

     

    Newsletter 

    Grupo de teatro “Cia de La Curva” participa da VI SIPATMA

    by  • 17 de dezembro de 2015 • Notícias • 0 Comments

    Investir em eventos que proporcionem o contato e a socialização entre colaboradores é uma prática comum na Central de Resíduos Sólidos Industriais e Comerciais (CETRIC) de Chapecó, em Santa Catarina. Essa ação contribui para o bom relacionamento entre a equipe e a direção, agregando valor à empresa.

    No dia 20 de novembro, o grupo de teatro Cia de La Curva, apresentou a peça “Motivacional, meio ambiente e segurança do trabalho”, abordando a importância da convivência e do bom relacionamento no ambiente de trabalho, bem como, cuidados para a preservação do meio ambiente.

    O grupo, de forma descontraída, também enfatizou sobre a relevância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) fornecidos pela empresa.

    A peça, de forma descontraída, envolveu colaboradores e alertou sobre segurança no ambiente de trabalho.

     

    Newsletter

    Colaboradores recebem informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)

    by  • 11 de dezembro de 2015 • Notícias • 0 Comments

    Enfermeira orienta colaboradores da Cetric Chapecó/SC.

    No dia 20 de novembro, colaboradores da Cetric Matriz, em Chapecó/SC participaram da palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A atividade fez parte da sexta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente (SIPATMA), que ocorreu de 18 a 21 de novembro, com o tema “A saúde do nosso meio ambiente, é que nos dá a segurança de uma vida melhor”.

    A palestra foi conduzida por uma enfermeira do Hospital Dia, que durante o turno matutino, abordou sobre as formas de transmissão das DST, bem como a importância da prevenção e de acompanhamento médico.

    Além disso, ocorreu Ginástica Laboral, com o educador físico da Academia Fit Total, Rafael Cunha Laux.

    O educador físico da Academia Fit Total, Rafael Cunha Laux.

    Sobre as DST:

    As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

    Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

    Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da AIDS, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

    A AIDS e a Sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da AIDS, também na amamentação.

    O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

    Fonte: http://www.aids.gov.br/

     

    Newsletter 

     

     

     

    Coordenador do Verde Vida ministra palestra na Cetric e ressalta a importância da reciclagem

    by  • 7 de dezembro de 2015 • Notícias • 0 Comments

    Coordenador do Verde Vida, Odair Balem, explanou sobre reciclagem de materiais.

    “A saúde do nosso meio ambiente, é que nos dá a segurança de uma vida melhor” foi tema da sexta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente (SIPATMA), na matriz da Cetric em Chapecó/SC.

    No dia 19 de novembro, o Coordenador do Verde Vida, Odair Balem, ministrou uma palestra no auditório da Cetric Chapecó, sobre a reciclagem de materiais, enfatizando as vantagens financeiras e ambientais através do reaproveitamento. Além disso, salientou a relevância da separação correta dos resíduos e sobre as cores que os identificam.

    O Verde Vida é uma organização não governamental que não visa lucros e atua desde 1994 no município de Chapecó, desenvolvendo um importante trabalho social, educacional e ambiental. Mantém sua sustentabilidade com a coleta de materiais recicláveis e assim consegue gerar empregos e proporcionar atendimento socioeducativo para adolescentes carentes, na faixa etária de 12 a 17 anos e que estejam frequentando a escola.

     

    Newsletter

     

    Trabalhadores da Cetric Lages/SC que desenvolvem trabalho em altura recebem capacitação

    by  • 3 de dezembro de 2015 • Notícias • 0 Comments

    As Normas Regulamentadoras (NRs) instituem regras para que a segurança dos trabalhadores esteja garantida por lei. A NR 35 institui que todas as empresas que realizem trabalhos em altura são obrigadas a treinar os colaboradores, capacitando-os e qualificando-os para realizar estes trabalhos.

    Nos dias 25 e 26 de novembro, os colaboradores da Cetric Lages e Cocal do Sul, em Santa Catarina, receberam uma capacitação sobre trabalho em altura na Unidade de Lages, ministrada pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Rodrigo Pereira Machado.

    Este treinamento, segundo o profissional, tem como objetivo instruir o colaborador sobre as normas inerentes à segurança dos profissionais com trabalhos em altura; formar trabalhadores habilitados a exercer o trabalho em altura em qualquer ambiente vertical com eficiência, segurança e responsabilidade. “A capacitação foi teórica e também prática, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Desta forma, estão aptos a exercer esta atividade, diminuindo ou excluindo riscos existentes”, comenta Rodrigo.

     

    Newsletter 

    Saúde e segurança no ambiente de trabalho são temas abordados em palestra durante a VI SIPATMA

    by  • 2 de dezembro de 2015 • Notícias • 0 Comments

    O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) protege o colaborador dos possíveis riscos que ameaçam a segurança e a saúde no ambiente trabalho, evitando ou até mesmo diminuindo a gravidade de acidentes.

    A Cetric investe continuamente em treinamentos a fim de orientar a equipe sobre a importância do uso dos materiais fornecidos e este tema também foi abordado na VI SIPATMA na Cetric Matriz, em Chapecó/SC.

    Na quinta-feira, 19 de novembro, o Técnico em Segurança do Trabalho, Gilvan Luiz Silva ministrou uma palestra sobre EPIs, alertando sobre a relevância do uso no ambiente de trabalho, enfatizando as obrigações do empregado e do empregador, conforme a legislação vigente.

    Também no turno matutino, ocorreu uma atividade de ginástica laboral. Para exemplificar aos trabalhadores os danos causados pela falta do uso dos EPIs, os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) criaram o “Túnel do Terror”, com imagens decorrentes de acidentes de trabalho. 

     

    Newsletter