• Archive for agosto, 2014

    Cetric Emergencial realiza descontaminação de seis milhões de litros de água contaminada

    by  • 1 de agosto de 2014 • Notícias • 0 Comments

    Usina Cavernoso I (CAV)

    Devido as fortes chuvas que caíram em terras paranaenses no mês de julho, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais), através da Cetric Emergencial foi chamada para realizar a descontaminação de seis milhões de litros de água contaminada por hidrocarbonetos (óleos e graxas) nas usinas hidrelétricas Carvenoso I e II, da Copel (Companhia Paranaense de Energia) Geração e Transmissão, no município de Virmond, no Paraná, que foram inundadas nos dias 08 e 09 de junho.

    Para se ter uma ideia, somente a Usina de Carvenoso II custou cerca de 120 milhões de reais. A descontaminação da Usina Carvenoso I foi realizada nos dias 15 e 16 de junho. Já o tratamento dos seis milhões de litros de água contaminada com óleo e graxas da Usina Carvenoso II iniciou no dia 15 de junho e ainda está em processo de tratamento.

    Para este trabalho estiveram envolvidos mais de 20 colaboradores da Cetric, dentre eles as equipes técnicas das bases de Araucária e Pato Branco, no Paraná, com o consultor técnico ambiental, Irio Rodrigues de Lima e o Engenheiro Ambiental, Dionatan Junior Spigosso, o Gestor em Meio Ambiente, Emerson Rodrigues de Lima, o Técnico em Segurança do Trabalho, Rodrigo Pereira Machado e colaboradores da matriz, em Chapecó- SC. As equipes realizaram o hidrojateamento para limpeza e sucção de lodo e areia nas casas das máquinas das usinas Cavernoso I e II.

    Integração da equipe Cetric com os Técnicos em Seguranças do Trabalho, Juliano Marques de Oliveira (Copel) e Rodrigo Pereira Machado (Cetric).

    Para o Gestor em Meio Ambiente da Cetric, Emerson Rodrigues de Lima se esta água não fosse tratada, causaria um grande impacto ambiental. “Caso está água entrasse em contato com a fauna e a flora causaria a morte de peixes, insetos, aves, afetando toda vida aquática, destruindo assim, a vegetação entorno do rio e contaminando a água”, conclui.

    Usina Cavernoso II (CAS), onde estão os seis milhões de litros de água contaminada.

    Casa das máquinas da Usina Cavernoso II inundada por seis milhões de litros de água contaminada com hidrocarbonetos (óleos e graxas) para serem tratadas.

    Casa das máquinas Usina Cavernoso I após inundação

    Hidrojateamento na casa das máquinas Usina Cavernoso I

    Sucção de água, lodo e areia (Usina Cavernoso I).

    Usina Cavernoso II (CAS) com a água contaminada por óleo

    Descarregamento da Estação de Tratamento de Efluente que irá tratar os seis milhões de litros de água contaminada com hidrocarbonetos (óleos e graxas) na Usina Cavernoso II.

    Foto aérea da Usina Cavernoso II (CAS).

    O serviço:

    A Cetric Emergencial é uma divisão especializada no atendimento de emergências envolvendo acidentes com cargas perigosas. Preparada para resolver com rapidez e eficiência, acidentes nas mais diversas áreas e terrenos. Contando com retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, caminhões roll on – roll off, caminhões poliguindaste, caminhões de sucção a vácuo, contêineres especiais, aterro Classe I e IIA e profissionais especializados em meio ambiente. Em todas as etapas do transporte e da destinação final dos resíduos coletados, fornecendo toda documentação necessária, atendendo as normas ABNT e exigências dos Órgãos Estaduais de Controle Ambiental.

    Além disso possui uma equipe de profissionais para Pronto Atendimento (EPAE) disponível 24h por dia. São profissionais capacitados e treinados para atender qualquer situação emergencial.

    A Cetric gerencia todas as etapas do transporte e da destinação final dos resíduos coletados, fornecendo toda documentação necessária, atendendo as normas da ABNT e exigências dos órgãos Estaduais de Controle Ambiental.