• Archive for junho, 2014

    Cetric Emergencial atende acidente com vazamento de óleo vegetal

    by  • 10 de junho de 2014 • Notícias • 0 Comments

    314,9 toneladas de terra contendo óleo vegetal foram encaminhadas para tratamento e disposição final

    Mais uma vez a Cetric Emergencial atuou de forma ágil e eficiente, em um acidente entre um caminhão e um trem, na BR 369, em Jandaia do Sul – PR. Com a batida, o caminhão que estava carregado de óleo vegetal, rompeu seus tanques, ocorrendo vazamentos na lateral da pista e em uma construção da prefeitura local.

    Por atuar de forma rápida e realizar a limpeza correta do local contaminado, a filial da Cetric, em Cianorte – PR foi acionada para fazer a remoção do óleo dos tanques, assim como a terra contaminada.

    Todo trabalho de dimensionamento, quantidade, demarcação e remoção de terra contaminada na área afetada foram realizadas pelo biólogo e representante da Cetric, Everson Negrisolli. Por medida de prevenção foram feitas barreiras de contenção para evitar que o óleo atingisse as galerias pluviais e como consequência, viesse a contaminar o rio mais próximo. Ainda por medida de segurança, a terra contaminada foi recolhida e coberta por uma lona plástica, para evitar que, caso chovesse durante a noite, a contaminação aumentasse.

    De 28 a 30 de maio, foram coletadas e enviadas para tratamento e disposição final em aterro específico e apropriado, cerca de 314,9 toneladas de terra contendo óleo vegetal.

    Newsletter

    Treinamento de combate a incêndio é realizado na Cetric

    by  • 9 de junho de 2014 • Notícias • 0 Comments

    Mais de 50 colaboradores participaram da atividade

    Com o objetivo de preparar os colaboradores para atuarem em situações emergenciais, sabendo operar equipamentos de combate a incêndios, bem como prestar os primeiros socorros, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais), realizou nos dias 17 e 31 de maio, o Curso de formação de brigada de incêndio e emergência, totalizando oito horas de aula.

    A atividade que foi desenvolvida na Matriz, em Chapecó, contou com a participação de 56 colaboradores. Segundo o técnico de Segurança do Trabalho da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, o intuito deste curso é de formar grupos de voluntários treinados e capacitados para atuar na prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio, abandono de local com sinistro e prestar os primeiros socorros, atendendo assim, a Legislação pertinente que fixa exigências mínimas de segurança para estabelecimentos e regula também, a atividade de brigadista particular no Estado de Santa Catarina e o Programa de Brigada de Incêndio.

    As atividades desta capacitação foram dividas em dois momentos: parte teórica e prática. Na teoria, os brigadistas conheceram como avaliar o cenário em caso de sinistro, mecanismos de lesão e números de vítimas, vias aéreas, RCP (ressuscitação cardiopulmonar), hemorragias, movimentação, remoção e transporte de vítimas.

    Já na parte prática, os participantes puderam avaliar e reconhecer os riscos eminentes, os mecanismos de lesão, o número de vítimas e o exame físico dessas; conhecer os sinais e sintomas de obstruções respiratórias em adultos, crianças e bebês conscientes e inconscientes, e promover a desobstrução; praticar as técnicas de RCP (ressuscitação cardiopulmonar); aplicar as técnicas de contenção de hemorragias e de movimentação, remoção e transporte de vítima.

    A atividade de primeiros socorros e a capacitação voltada ao combate de incêndios foi ministrada pelo Soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, Sr. Adilson de Oliveira e auxiliada pelo Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem, Luiz Carlos da Silva Santos.

     

    Newsletter

    Cetric firma parceria com a multinacional Tradebe

    by  • 4 de junho de 2014 • Notícias • 0 Comments

    As duas empresas se unem para atuar no ramo de coprocessamento de resíduos

    Gustavo Baldissera (Diretor da Cetric), Gizele Lourenço (Gerente de SSMA/Tradebe), Ubiratan Capeletti (Supervisor Operacional da Cetric) e Helder Daravano (Diretor de Operações/Tradebe). Ao fundo, vista parcial da Planta da Tradebe/Intercement em Ijaci/MG.

    Preservar o meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as novas gerações. Esse é um dos objetivos da Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais), que acaba de fechar uma nova parceria para o  coprocessamento de resíduos.

    Na última semana, a Cetric visitou e firmou parceria técnica e comercial com a Tradebe Brasil – empresa multinacional que atua na gestão e tratamento de resíduos, com sede na cidade de Barcelona (Espanha), sendo que opera na Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos, com mais de sessenta plantas fixas e detém uma estrutura com mais de dois mil colaboradores.

    No Brasil, a Tradebe inaugurou em 2014, uma unidade integrada à planta de cimento da InterCement do grupo Camargo Corrêa na cidade de Ijaci no estado de Minas Gerais, em uma área de 35 mil m2, operando na preparação e coprocessamento de resíduos sólidos, líquidos e pastosos, com capacidade de 5000 toneladas mensais.

    Para a Cetric, essa parceria viabiliza aos seus clientes novas alternativas e maior agilidade operacional para a destinação final de resíduos industriais, comerciais e de prestadores de serviço, tendo em vista a valorização energética pelo coprocessamento de resíduos perigosos e não perigosos.

    Conheça mais sobre o coprocessamento de resíduos

     

    Newsletter

    Em Barcelona, Cetric conhece novas práticas de gerenciamento de resíduos

    by  • 2 de junho de 2014 • Notícias • 0 Comments

    Exemplos de outros países para a gestão e tratamento de resíduos, que podem ser aplicados no Brasil e em regiões estratégicas onde a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais) atua. Foi com este objetivo que o representante da Diretoria da Cetric, Joel Ribeiro Lagos, viajou para a cidade de Barcelona, na Espanha, de 11 a 19 de maio.

    A visita que foi organizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Fundação Ildefonso Cerdá, teve por objetivo conhecer práticas de planejamento e gestão de resíduos, desenvolvidos por empresas públicas e privadas, na cidade de Barcelona. O representante da Diretoria da Cetric, Joel Ribeiro Lagos, conheceu também, uma central de tratamento de resíduos na cidade de Évora, em Portugal. Segundo ele, a viagem foi produtiva, com o aprendizado de novas técnicas. “Nessas oportunidades podemos repensar nossos parâmetros, valorizar nossas realizações e rever algumas práticas. O que ficou  muito claro para nós é o fato de haver um crescente desenvolvimento do aproveitamento de resíduos para energia, o CDR  e o aproveitamento dos resíduos orgânicos, também para energia, que eles chamam  de metanização”, conclui Lagos.

    Além do representante da Cetric, participaram da viagem os membros do Fórum Desenvolve Londrina e um representante da Prefeitura Municipal de Londrina.

     

    Newsletter