• Archive for abril, 2014

    Cetric entrega relatórios ambientais ao poder público de Tamarana

    by  • 23 de abril de 2014 • Notícias • 0 Comments

    A Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais) entregou o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) para os órgãos públicos de Tamarana, no estado do Paraná.

    O EIA é o conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados. Já o RIMA, deve ser apresentado de forma objetiva e adequada, permitindo a compreensão, com o uso de diversas ferramentas de comunicação visual, mostrando assim, as vantagens e desvantagens do projeto, além das consequências ambientais.

    Conforme a legislação, a Cetric entregou ao Prefeito Municipal, Paulino de Souza, ao vice-prefeito, Tony Jess Torresin, ao Secretário de Administração, Elias Marcondes e a Secretária de Educação, Rosilda Caetano, além de uma cópia à biblioteca municipal do Estudo de Impacto Ambiental referentes à instalação da Cetric no município de Tamarana – PR.

    Segundo o representante da Diretoria, Joel Ribeiro Lagos, o processo de instalação da Cetric na Região de Tamarana  é feito com muita transparência.  “A entrega do EIA/ RIMA para os representantes do poder público e demais representantes da comunidade, demostra o quanto a Cetric está comprometida em aplicar as normas e regulamentos pertinentes a sua atividade”, finaliza Joel.

     

    Newsletter

    Cetric e GEO Energética: transformando resíduos em riquezas

    by  • 9 de abril de 2014 • Notícias • 0 Comments

    Da esquerda para direita: Herlon de Mello Paleo (Engenheiro / GEO Energética), Emerson Rodrigues de Lima (Cetric), Irio Rodrigues de Lima (Cetric), Joel Lagos (Cetric), Apolinário Ramos (Segurança do Trabalho e Meio Ambiente / Mondelēz Brasil), Tania Zanlorense (Eng. Ambiental / Mondelēz Brasil).

    A Cetric atua em todas as áreas do gerenciamento de resíduos industriais e comerciais. Seu trabalho vai da coleta, limpeza e transporte até o recolhimento e tratamento dos materiais coletados e também a disposição final. Todas as etapas do processo da empresa são gerenciadas e monitoradas por padrões e normas vigentes pela legislação, garantia de segurança e preservação. Dessa forma, ela dinamiza suas operações, reduz custos para seus clientes e ganha agilidade nos seus processos.

    Para completar todo o ciclo do gerenciamento de resíduos, a Cetric sela uma parceria com a GEO Energética- uma empresa brasileira que possui dentro de seus acionistas a multinacional GE e que, após dez anos de pesquisas, desenvolveu um processo biotecnológico único e inovador para a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos da agroindústria.

    E, no dia 02 de abril, os representantes da Cetric, Joel Ribeiro Lagos (Diretoria) Emerson Rodrigues de Lima e Irio Rodrigues de Lima , visitaram a empresa, juntamente com outros parceiros, com o objetivo de homologar a GEO Energética para receber resíduos orgânicos da empresa Mondelez. Ainda, na oportunidade, a Cetric conheceu um pouco mais sobre a tecnologia do novo parceiro.

    Conforme Joel Ribeiro Lagos trata-se da maior empresa do Brasil em geração de bioenergia, utilizando tecnologia de última geração nessa atividade. A empresa desenvolve seu processo num ambiente equilibrado, muito bem controlado com um visual muito bonito e agradável. E, a missão da Cetric é encontrar soluções para esses resíduos. “A GEO Energética é uma parceria perfeita na destinação de resíduos orgânicos, seu processo gera energia e insumo para a agricultura e o meio ambiente agradece”, finaliza Lagos.

     

    Newsletter

     

    Capacitação aborda os cuidados necessários com líquidos combustíveis e inflamáveis

    by  • 3 de abril de 2014 • Notícias • 0 Comments

    Com o foco na excelência na prestação de serviços, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais), realiza periodicamente, capacitações com seus colaboradores. A mais recente, ocorreu no dia 25 de março, no Centro Catarinense de Formação Técnica (CENTESC), em Chapecó – SC.

    A atividade abordou assuntos relacionados à Norma Regulamentadora – NR 20, que trata de líquidos combustíveis e inflamáveis. Participaram do treinamento organizado pelo Técnico de Segurança do Trabalho da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, colaboradores da portaria, lavação e lubrificação.

    O principal objetivo do curso da NR20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, cumprindo o disposto na NR 20 do MTE. “Sabemos como é importante à segurança de todos os que trabalham com líquidos e combustíveis inflamáveis, por isso o conteúdo desta atividade vem apresentar algumas dicas e medidas de prevenção que podem ser tomadas para se evitar acidentes com os tais que, por qualquer descuido, podem explodir causando incêndios e outros danos à saúde do trabalhador”, finaliza Rodrigo P. Machado.

     

    Newsletter

    Projeto da nova CTR é apresentado à administração de Lorena

    by  • 2 de abril de 2014 • Notícias • 0 Comments

    Joel Ribeiro Lagos (Cetric) e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Lorena – SP, Gustavo Rodrigues.

    Nos dias 17 e 18 de março, o assistente da diretoria da Cetric, Joel Ribeiro Lagos, visitou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Lorena – SP, Gustavo Rodrigues, com o objetivo de viabilizar junto ao poder público do município, a instalação de uma nova Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Lorena, no estado de São Paulo.

    Segundo o assistente, Joel Ribeiro Lagos, a ideia de expandir para esta cidade, ocorreu devido à boa acolhida e também pela localização. “Lorena fica no vale do Paraíba, as margens da Rodovia Dutra, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro,  muito próximo de grandes cidades como São José dos Campos, Caçapava, Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí, Aparecida, Guaratinguetá e margeando também, o estado de Minas Gerais, próximo de Três Corações, Pouso Alegre e  Varginha. Trata-se de uma região de boa oferta de mão de obra, bom equilíbrio socioeconômico, de grande concentração industrial  e centros de tecnologia, portanto, é um local estratégico para o empreendimento da Cetric”, finaliza Joel.

    Área proposta para a futura CTR da Cetric em Lorena -SP.

     

    Newsletter