• Archive for outubro, 2013

    Cetric incentiva projetos culturais e educacionais em Tamarana

    by  • 25 de outubro de 2013 • Notícias • 0 Comments

    A empresa realizou a entrega de 15 violões para a Escola Rural Enes Barbosa

    Apresentação dos alunos.

    No dia 09 de outubro, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais) e a Tamarana Metais realizaram a entrega de 15 violões para Escola Rural Enes Barbosa, no Assentamento Água da Prata, no município de Tamarana – PR. Os materiais entregues serão utilizados no projeto de educação musical da instituição de ensino, contribuindo assim, para a aprendizagem dos alunos.

    Na entrega dos equipamentos, os alunos fizeram uma explanação sobre o meio ambiente, além de apresentações musicais e de danças. A escola Enes Barbosa, está localizada no interior do município, distante cerca de 30 quilômetros do centro da cidade. Possui 115 alunos, dos quais 76 são indígenas. Em alguns casos, os alunos têm de percorrer até uma hora de viagem para chegarem à escola, devido a grande extensão geográfica do município.

    Trabalho desenvolvido pelos alunos sobre o meio ambiente.

    Além do transporte e da alimentação, a Prefeitura Municipal oferece uma completa estrutura para o desenvolvimento dos trabalhos, tanto sociais como didático-pedagógicos. Segundo a Coordenadora Pedagógica Valdenice Gouveia, “a escola passa por uma experiência única, trabalhando com a inclusão, atendendo alunos indígenas – atividade que exige reflexão/ação e ação/reflexão, enfatizando o enriquecimento do convívio social através da diversidade cultural”, diz Valdenice.

    Coordenadora Pedagógica, Valdenice Gouveia ao lado do Prefeito Municipal de Tamarana, Paulino Souza.

    Segundo o representante da Cetric para Londrina e Região, Sergio Tomiotto, o ambiente escolar é harmonioso, o que propicia um bom relacionamento entre alunos, colaboradores e a equipe de educadores da escola. “Tratam-se de comunidades que vivem distantes dos centros urbanos, mas que superam suas dificuldades cotidianas com o apoio do Poder Público, através do trabalho sério e comprometido realizado pelo Prefeito Paulino Souza, pela sua equipe e pelos vereadores da cidade. Também é importante destacar o envolvimento das empresas neste tipo de ação comunitária. Neste caso, em cumprimento a sua política de Responsabilidade Social. Mais uma vez a Cetric se faz presente na realização de um programa educacional, de tamanha importância”, conclui Sergio.

     

    Newsletter 

     

     

    Cuidados no transporte de materiais é tema de capacitação na Cetric

    by  • 9 de outubro de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Durante três dias colaboradores de Chapecó e Londrina receberam treinamento sobre a segurança na operação de máquinas pesadas

    Zelar pela segurança do trabalhador no ambiente de trabalho é a grande preocupação de uma empresa. Consciente e preocupada com sua equipe, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais) desenvolveu durante os dias 02, 03 e 04 de outubro uma capacitação sobre a Norma Regulamentadora 11, que aborda o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais e também da Norma Regulamentadora 12, que aborda o uso de máquinas e equipamentos.

    O curso que foi ministrado pelo instrutor da CET Cursos e Diretor do Detran Santa Catarina, Iremar João dos Santos, abordou assuntos voltados à legislação específica de operação segura, simbologia, manutenção, conservação, além das aulas práticas.

    O treinamento ocorreu na matriz da Cetric em Chapecó – SC e envolveu colaboradores de Chapecó e Londrina, que trabalham diariamente com o uso máquinas pesadas, como Escavadeira Hidráulica, Retroescavadeira, Prensa e Enfardamento.

    Segundo o técnico em Segurança do Trabalho da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, o curso de segurança na operação de máquinas pesadas visa atender ao quesito da NR 11 – Segurança e Saúde nos Trabalhos de Transporte, Movimentação e Manuseio de materiais, quanto à obrigatoriedade de treinamento para operadores de máquinas com força motriz própria operar corretamente e de forma segura a prevenir acidentes.

    Já a NR 12, estabelece as condições a serem obedecidas nos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos, impondo obrigatoriedade de obediência a normas técnicas para proteção de riscos na fabricação, importação, venda funcionamento e manutenção, contribuindo para  a redução  de acidentes laborais com princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

     

    Newsletter

    Cetric recebe visita do Grupo de Escoteiro Xapecó

    by  • 8 de outubro de 2013 • Notícias • 0 Comments

    No encontro, o grupo conheceu como ocorre a destinação correta dos resíduos

    Na última quarta-feira, 02 de outubro, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais) recebeu a visita do Grupo de Escoteiro Xapecó. As atividades foram coordenadas pela Engenheira Química da empresa, Loana Defaveri Fortes.

    Os escoteiros e os coordenadores do grupo, Valdecir Cezar Marcon e Sonia Mara Liotto, tiveram por objetivo, entender como é realizado a coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos perigosos e não perigosos, com ênfase em descarte de pilhas e baterias e também de óleo de cozinha. Além disso, a engenheira da Cetric apontou quais são os riscos, caso estes resíduos sejam descartados como lixo comum.

    Para a Engenheira Química da Cetric, Loana Defaveri Fortes, as visitas técnicas de clientes são de suma importância para mostrar como são feitos os procedimentos com resíduos. “Quando atendemos clientes, a finalidade é demonstrar quais os procedimentos que são executados para tratamento e disposição final de resíduos Classe I, IIA e IIB, apresentar laudos referentes ao gerenciamento ambiental, e assim, o cliente tem a oportunidade de verificar in loco se a empresa Cetric, está enquadrando seu procedimento e executando conforme normatizações vigentes em relação à destinação de resíduos”, afirma Loana.

    Porém quando a empresa recebe colégios, universidades ou entidades, a intenção da Cetric, é proporcionar aos alunos e acadêmicos, a visão prática, aliando com a teoria aprendida em sala de aula. “Assim, temos o propósito de passar conhecimentos aos alunos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, promovendo o encontro do acadêmico com o universo profissional”, conclui Loana.

     

    Newsletter

    Cetric participa de Seminário Ambiental Paranaense

    by  • 4 de outubro de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O evento abordou práticas preventivas e corretivas em emergências ambientais e faz parte do programa de desenvolvimento sustentável no estado do Paraná

    O Secretário de Estado do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, em sua apresentação.

     Durante os dias 27 e 28 de setembro, ocorreu o 1º Seminário Paranaense P2R2 – Prevenção, Preparação a Respostas Rápidas a Emergências Ambientais de Produtos Químicos Perigosos. O evento que teve o apoio da Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais) faz parte da Agenda Verde, que visa realizar programas e projetos para o desenvolvimento sustentável no estado do Paraná. Participaram do evento, representantes do poder público, empresas privadas, sindicatos, comunidade, federações e associações paranaenses que trabalham com o transporte de cargas perigosas.

    Segundo o representante da Cetric para Londrina e Região, Sergio Tomiotto, a produção, o transporte, o armazenamento, a manipulação e a utilização de produtos perigosos são praticamente imperceptíveis na rotina da população, porém representam um perigo eminente à vida humana e ao ecossistema. “Todos os envolvidos nesta cadeia, entidades privadas ou públicas, devem estar cientes de suas responsabilidades”, afirma Sergio.

    Representante da Cetric de Londrina e Região, Sergio Tomiotto e o Coordenador de Atendimento a Emergências da Cetesb – Cia. Ambiental do Estado de São Paulo,  Sr. Edson Haddad.

    As palestras foram ministradas por profissionais especializados nas áreas envolvidas.  Um dos palestrantes foi o Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida. Para o Secretário, tem que se pensar em uma era de sustentabilidade ambiental. “O nosso objetivo é garantir uma gestão ambientalmente sustentável de todo o ciclo de vida dos produtos químicos, envolvendo a produção, o transporte, a utilização e a disposição final dos resíduos”, conclui Cheida.

    Após o ciclo de palestras e grupos de debates, ocorreu uma simulação de um acidente rodoviário envolvendo o transporte de produtos químicos, onde a Cetric também participou.

    Simulação de acidente com transporte de produtos químicos.

    Distribuição de materiais da Cetric aos participantes.

    O seminário foi realizado pelo Sindicato dos Transportadores de Cargas do Paraná (Setcepar), Sest-Senat, Sindicato dos Técnicos Ambientais do Paraná (Sindittema-PR) e Harpia do Brasil. O encontro contou também com o apoio do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, do 3º Grupamento de Bombeiros, da Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná e do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e Mobiliário de Londrina (Sintracom).

     

    Newsletter

     

    Transformar e Preservar: Dia da árvore é comemorado em Tamarana

    by  • 3 de outubro de 2013 • Notícias • 0 Comments

    A ação envolveu alunos, professores, empresas, poder público e a comunidade

    O chefe de gabinete da Prefeitura, Nivaldo de Amorim e aluno da rede municipal.

    Na última semana, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais) realizou o plantio de aproximadamente 100 mudas de árvores no Centro Social Urbano de Tamarana – PR. Participaram da ação, membros do poder público, comunidade, professores, alunos da rede municipal de ensino e também o Prefeito Municipal de Tamarana, Paulino Souza.

    O Prefeito, Paulino Souza, entrega camisetas para os alunos.

    O plantio teve por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, visa criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades e também desenvolver projetos de plantio de mudas de árvore, visando aumentar a arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.

    Para o representante da Cetric de Londrina e Região, Sergio Tomiotto, a educação ambiental é a grande ferramenta que a sociedade dispõe para promover a disseminação do conhecimento e da consciência sobre a importância do ambiente na vida das pessoas. “As crianças tem papel fundamental neste processo, tornando-se formadoras de opinião no ambiente familiar e no convívio social. Balizada neste raciocínio, a Cetric contribui com ações práticas nas comunidades onde atua”, conclui Sergio.

    O prefeito, Paulino Souza, participa do plantio de árvores junto com os alunos.

    Joel Ribeiro Lagos, da Tamarana Metais conversa com os alunos.

    O evento foi organizado pela Cetric, Prefeitura Municipal de Tamarana, Tamarana Tecnologia e Soluções Ambientais e Rádio Tamarana.

     

    Newsletter

    Cetric e Mercado do Posto participam de Congresso do Mercosul

    by  • 2 de outubro de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Durante três dias, os visitantes conheceram o que há de novo para o setor de combustíveis.

    Entre os dias 26 e 28 de setembro, a Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais) e a sua representante para Porto Alegre e Região, Mercado do Posto, participaram do 16º Congresso Nacional de Revendedores de Combustíveis e 15º Congresso de Revendedores de Combustíveis do Mercosul, em Gramado.

    O evento reúne revendedores brasileiros e de outros países da América Latina, profissionais do setor e fornecedores para trocar informações sobre o setor e fechar negócios. Durante os três dias, os participantes acompanharam palestras e puderam conferir o que há de novo para o segmento de combustíveis.

    A participação da Cetric e do Mercado do Posto no evento, teve por objetivo, divulgar o trabalho realizado pelas empresas e confraternizar com clientes, além de potencializar novas oportunidades.

    Os dois eventos são promovidos pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Rio Grande do Sul (Sulpetro) e Cooperativa dos Revendedores de Combustíveis do RS (Coopetrol/RS) e contou com a parceria do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Sindicombustíveis/PR), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina (Sindipetro/SC) e do Sindipetro da Serra Gaúcha, e apoio da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) e Comissão Latino-americana de Empresários de Combustíveis (Claec).

     

    Newsletter