• Archive for agosto, 2013

    Cetric recebe duas licenças para desenvolver atividades na região de Cabreúva – SP

    by  • 27 de agosto de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Na última semana, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), recebeu duas licenças de operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB): uma é referente ao Transbordo e a outra, diz respeito à liberação de operação para Blend. 

    Segundo o representante comercial da Cetric em Cabreúva, Sidnei Peggau, essas licenças são de fundamental importância para a empresa. “Agora, será possível fazer o blend em Cabreúva, o que facilitará e muito, a logística. Além disso, já foram adquiridos trituradores (que deixam os resíduos na mesma medida), uma vez que são exigências das cimenteiras e é um investimento que teremos retorno no futuro”, afirma Sidnei.

    O representante afirma ainda que, nessa região, o coprocessamento, que é uma tecnologia sustentável de destruição térmica de resíduos em fornos de cimento, onde ocorre o aproveitamento energético do resíduo ou seu uso como matéria-prima na indústria cimenteira sem afetar a qualidade do produto final, está tendo uma preferência pelos geradores, mesmo tendo um alto custo.

    Para esse coprocessamento ocorrer, os resíduos são submetidos a um processo de blendagem, que envolve a mistura e homogeneização, assegurando o bom desempenho operacional e as características adequadas do produto final. A estimativa para essa estação é de que, 70% dos resíduos passem pelo processo de coprocessamento. “Com a liberação da licença de operação, podemos iniciar o blend”, finaliza Sidnei.

     

    Newsletter

    Técnico de Segurança do Trabalho da Cetric realiza visita na Estação de Transbordo de Penha – SC

    by  • 20 de agosto de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Colaboradores da unidade receberam orientações sobre o uso correto de EPIs.

    No dia 14 de agosto de 2013, o técnico de Segurança do Trabalho da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), Rodrigo Pereira Machado, realizou uma visita técnica na Estação de Transbordo de Penha- SC, para verificar os locais de trabalho que necessitam de melhoria.

    A visita do técnico teve por objetivo conversar com motoristas e ajudantes que estavam no local, sobre a importância e cuidados necessários com os caminhões, kit de emergências e kit de ajudante.

    Rodrigo também treinou um analista administrativo da unidade, para que ele fiscalize e auxilie os motoristas nos cuidados básicos com caminhões, bem como fazer checklist mensal para evitar acidentes. O treinamento também possibilitou que o colaborador de Penha preencha a ficha do Equipamento de Proteção Individual (EPI), pois é um documento de suma importância, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

    Na ocasião, o eletricista Daniel Armanini da empresa Armanini Instalações, instalou duas luminárias de emergência, troca de tomadas e de lâmpadas queimadas, que foram solicitadas pelo Corpo de Bombeiros de Penha. O profissional realizou também, uma vistoria para adequação da parte elétrica e troca de extintores de incêndio.  Para garantir a segurança dos colaboradores, foram colocadas as placas de sinalização de segurança, alertando para os perigos que o local oferece.

    Para o Técnico de Segurança do Trabalho, Rodrigo Pereira Machado, é importante que, ao entregar os EPIS, a empresa sempre colete a assinatura do funcionário. Guardá-las em local apropriado e que permita fácil acesso é um item indispensável. “Caso ocorra algum problema com um funcionário que não estava utilizando o EPI, a ficha estando corretamente atualizada, preenchida e assinada pelo funcionário, desempenha um papel muito importante, pois ela pode defender, por exemplo, um processo a favor da empresa”, finaliza Rodrigo.

     

    Newsletter

    Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais é tema de capacitação na Cetric

    by  • 13 de agosto de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O treinamento envolveu colaboradores que desenvolvem tarefas com o uso de Máquinas Pesadas

    Capacitar os colaboradores faz parte do aprimoramento e aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido por uma empresa. Pensando cada vez mais em melhor atender, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), realizou nos dias 25 e 26 de julho, a parte teórica da capacitação sobre a Norma Regulamentadora – NR 11, que aborda o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. No dia 2 de agosto, a empresa realizou a parte prática do curso, com os colaboradores do setor Classe I na matriz, em Chapecó- SC.

    O treinamento foi desenvolvido pela empresa CET Cursos , com o palestrante e Diretor do  Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina,  Iremar João dos Santos.  A capacitação envolveu sete colaboradores das unidades de Chapecó- SC e Bauru – SP: Marcelo da Silva e Wanderlei da Silva (Operadores de Escavadeira Hidráulica); Alexsandro Siega (Operador de Mini Carregadeira), Jair Alves (Operador de Retro Escavadeira), Eder Martinazzo (Operador de Trator Agrícola), Edson Rodrigues (Operador de Retro Escavadeira) e Selvino da Silva (Operador de Escavadeira).

    O curso Segurança na Operação de Máquinas Pesadas visa atender ao quesito da NR 11: Segurança e Saúde nos Trabalhos de Transporte, Movimentação e Manuseio de Materiais, no que diz respeito à obrigatoriedade de treinamento para operadores de máquinas, com força motriz própria para operar corretamente e de forma segura, para assim, prevenir acidentes.

    Para o Técnico em Segurança do Trabalho da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, os acidentes envolvendo máquinas pesadas representam, sem dúvida, um risco enorme para a vida do operador e de todos a sua volta. “Por esta razão é imprescindível à capacitação deste profissional, na operação destas máquinas e na execução da atividade laboral. Qualquer descuido ou falta de conhecimento operacional pode colocar em risco inúmeras vidas”, conclui Rodrigo.

    O conteúdo abordado esteve relacionado à Legislação Específica de operação segura, simbologia, manutenção, conservação e aula prática.

     

    Newsletter

    Representante da Cetric ministra palestra para o Grupo Marfrig

    by  • 7 de agosto de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O encontro teve por objetivo mostrar qual é a forma correta de classificação, separação e destinação dos resíduos.

    No dia 04 de maio de 2013, o representante da Cetric para a Região de Bauru, em São Paulo, Vanderlei Carlos de Araujo, ministrou uma palestra para 30 colaboradores do Grupo Marfrig de São Paulo – unidade de Promissão.

    O debate teve por objetivo, falar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e também sobre a importância da Segregação de Resíduos junto ao setor produtivo da indústria. Além disso, em sua explanação, Vanderlei transmitiu aos colaboradores do grupo, a importância de ter uma mão-de-obra qualificada e inserida sobre a nova economia, chamada de Economia Verde, onde os colaboradores devem estar preparados para as novas demandas ambientais, independentemente do cargo que exercem dentro da organização.

    Outro item debatido diz respeito à classificação, separação e destinação dos resíduos. O representante da Cetric apresentou a empresa e o seu funcionamento, bem como se realiza a forma correta de separação dos resíduos nas caçambas alocadas na unidade.

    Grupo Marfrig:

    O Grupo Marfrig é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes bovina, suína, de aves e peixes. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 22 países e em 5 continentes. Considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes hoje em mais de 140 países.

    Com aproximadamente 90 mil funcionários, o Grupo Marfrig é o maior produtor de ovinos na América do Sul, a maior companhia de carnes na Argentina, o maior produtor de aves no Reino Unido e a maior companhia privada no Uruguai e na Irlanda do Norte.

     

    Newsletter

    Cetric realizou capacitação sobre Espaço Confinado

    by  • 1 de agosto de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O treinamento envolveu colaboradores de seis filiais, durante dois dias.

    Durante os dias 25 e 26 de julho de 2013, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric) desenvolveu um treinamento sobre a Norma Regulamentadora – NR 33, que aborda assuntos relacionados ao espaço confinado. Participaram da capacitação, 31 colaboradores da Cetric das unidades de Chapecó, Panambi, Araucária, São Miguel do Oeste, Bauru e Farroupilha.

    A capacitação ocorreu no auditório da Cetric de Chapecó e teve por objetivo orientar os colaboradores quanto à entrada ao trabalho em Espaço Confinado e assim conhecer os perigos e riscos, prevenindo acidentes. O treinamento ofereceu ao colaborador subsídios para que ele seja capaz de identificar espaços confinados, reconhecer, avaliar, monitorar e controlar riscos, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde das pessoas que interagem direta e indiretamente nesses espaços.

    O conteúdo apresentado na capacitação esteve relacionado às definições, conhecimento, avaliações, monitoramento e controle de riscos. Os palestrantes abordaram também, assuntos sobre o funcionamento de equipamentos utilizados, procedimentos, utilização da permissão de entrada e trabalho em espaços confinados, técnicas de resgate e de primeiros socorros.

    A capacitação foi conduzida por três profissionais da empresa Clic Treinamentos: Técnico de Segurança do Trabalho – especialista em Prevenção de Incêndio e explosão, Adair Ribeiro de Mello; Técnico de Segurança do Trabalho NR-33 (Espaço Confinado), Alex Pereira Soares e pelo Bombeiro Civil que abordou assuntos relacionados aos primeiros socorros, Cleber Carvalho.

     

    Newsletter