• Archive for julho, 2013

    Cetric encerra projeto Descartar para Transformar com resultado positivo

    by  • 31 de julho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Durante um mês, a campanha orientou a população sobre a destinação correta de pilhas, baterias, lâmpadas e óleo de cozinha.

    Pilhas, baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes e óleo de fritura devem ser descartados de forma correta. Esses itens são considerados tóxicos e, além de prejudicarem o meio ambiente, podem contaminar as pessoas que mantêm contato direto com eles.

    Pensando na conscientização da população, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), juntamente com as empresas ADN Biodiesel, Eletrolixo e Supermercados Confiança desenvolveram o projeto Descartar para Transformar, na cidade de Bauru- SP.

    A campanha de conscientização ocorreu entre os meses de junho e julho de 2013 e teve por objetivo a sensibilização quanto ao descarte correto de pilhas, lâmpadas, baterias e óleo de cozinha, utilizado pelos clientes da Rede de Supermercados Confiança. Ao total, foram coletados 0,5 tonelada de pilha, 800 lâmpadas, 300 kg de lixo eletrônico e 150 litros de óleo de cozinha.

    Para o Representante Comercial da Cetric na região de Bauru, Vanderlei Carlos de Araujo, esse projeto foi de fundamental importância para a empresa. “Agora a Cetric passará atender a maior rede mercadista de Bauru e região no tratamento das lâmpadas. Parte da receita arrecadada com óleo de cozinha será revertida para a APAE. Isso mostra a responsabilidade socioambiental que a empresa tem”, destaca o representante.

    Vanderlei ressalta ainda que, a empresa Regina Comunicação Visual, que desenvolve o material visual das agências do Banco do Brasil, aderiu ao descarte correto de seus resíduos, fechando contrato para o atendimento diretamente com a Cetric após conhecerem o projeto Descartar para Transformar.

    “A Cetric também  atenderá uma parte dos resíduos gerados na produção de óleo vegetal, desde a sua produção pela Granol, ao qual, já é cliente desde janeiro/2013, até o tratamento final da borra pós-consumo do óleo através da ADN-Biodiesel”, finaliza o representante.

     

    Newsletter

    Cetric participa da 10ª Feira Metal Mecânica de Maringá – PR

    by  • 26 de julho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O evento é considerado um dos maiores do setor no Sul do Brasil

    Sidnei Peggau, Gustavo e Patrícia Baidissera, Ubirajara Capeletti, Ana Carolina e Sergio Tomiotto.

    Entre os dias 24 e 27 de julho, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), participa da 10ª edição da Feira Metal Mecânica de Maringá – PR, que é considerada uma das maiores feiras do setor no Sul do Brasil. Para recepcionar os clientes e visitantes no estande, durante os quatro dias de evento, está o Diretor e Presidente da Cetric, Gustavo Baldissera.

    Os visitantes e empresários poderão conferir o que há de mais inovador em máquinas, ferramentas, usinagem, soldagem industrial, corte e conformação, manutenção industrial, maquinas injetoras de plástico, software de engenharia, automação industrial e gerenciamento de resíduos, entre outros.

    O evento é realizado pelo Senai do Paraná e pelo Sindimetal de Maringá. Em sua última edição, no ano de 2010, a Feira Metal Mecânica reuniu 180 expositores e recebeu cerca de 16 mil visitantes, movimentando R$ 50 milhões em negócios. Este ano o número de expositores já é maior e a expectativa de público é de mais de 18 mil pessoas.

     

    Newsletter

     

    Escolinha de Futebol da Cetric encerra atividades do primeiro semestre

    by  • 23 de julho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Participaram do encontro, atletas, pais e colaboradores da empresa

     

    No último sábado, 20 de julho, encerrou na sede da Cetric em Chapecó, as atividades do primeiro semestre da Escolinha de Futebol da empresa. O projeto tem por objetivo proporcionar uma formação humana mais digna e sadia aos adolescentes. Além da prática esportiva, este projeto visa conscientizar as crianças quanto aos prejuízos que o álcool, o cigarro e outras drogas trazem a saúde.

    Neste primeiro semestre de 2013, participaram da escolinha, crianças e adolescentes com faixa etária de 6 a 14 anos, residentes na comunidade de Água Amarela, São Vedelino e regiões próximas da cidade de Chapecó, estado de Santa Catarina.  No sábado, a programação contou com a participação dos pais e familiares das crianças. Após os jogos, ocorreu a premiação das equipes, em ordem classificatória: 1°, 2º, 3º e 4º lugar e ao final, uma confraternização de encerramento.

    Para Beatriz Correa, mãe da atleta Maria Gabriela Rosa, o projeto é um bom incentivo aos jovens, pois contribui com a melhora na qualidade de vida. “Minha filha é diabética e por isso ela precisa fazer exercícios. Com este projeto da Cetric, percebo as mudanças na saúde dela e principalmente as mudanças de comportamento, no que diz respeito à responsabilidade”, afirma a mãe. Beatriz ressalta ainda que, a Cetric está de parabéns pelo projeto. “Em nome de todos os pais, agradeço e parabenizo o investimento e disponibilidade da Cetric com as crianças”, finaliza.

    Zediel dos Santos também participa da escolinha. Para ele, jogar na equipe é um momento de encontro com os amigos. “Eu participo porque gosto de jogar e também porque tenho vários amigos aqui”, afirma o menino.

    Segundo o professor de Educação Física e coordenador do projeto, Ivanir Alba, além da premiação e encerramento do campeonato, os jogos servem como uma forma de incentivo e amadurecimento a todas as crianças.

    As atividades para o segundo semestre iniciam na quarta-feira, 31 de julho.

     

    Newsletter

     

    Representantes da Cetric ministraram palestra para a empresa Estaleiro Way Brasil

    by  • 16 de julho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Cerca de 110 colaboradores da empresa assistiram o debate

    Na última quarta-feira (10), representantes da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), ministraram palestra sobre Segregação de Resíduos Industriais  na cidade de São José dos Pinhais – Paraná, para 110 colaboradores do Estaleiro Way Brasil, empresa que desenvolve a fabricação de Lanchas Triton, Barcos Triton, Caiaques Way e Veículos Bugway.

    Palestraram no evento, o Consultor Técnico Ambiental da Cetric de Araucária, Irio Rodrigues de Lima e o Gestor em Meio Ambiente da Cetric de Araucária, Emerson Rodrigues de Lima. Segundo Emerson, as palestras tiveram por objetivo conscientizar os colaboradores da empresa sobre a importância da segregação de resíduos industriais direto na fonte geradora dos mesmos.

    Na foto, Fabio Antonio da Silva Conceição (Setor de Planejamento da Produção Way Brasil), Gilcéia M. dos Santos (Assistente Social da Way Brasil) e Emerson Rodrigues de Lima (Gestor em Meio Ambiente CETRIC / Araucária – PR). 

     

    Newsletter

    Cetric inicia atividades de Ginástica Laboral

    by  • 8 de julho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O programa Alongamento para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida será desenvolvido na Matriz, em Chapecó

    Proporcionar maior qualidade de saúde e de vida aos colaboradores no ambiente de trabalho é o objetivo da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric).  A empresa, preocupada com a saúde do trabalhador, está implantando o programa de atividades físicas: Alongamento para Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, que visa o ganho de vigor físico e a sensação de bem estar interior decorrente da melhoria das relações pessoais na empresa.

    A empresa avalia que, a ginástica contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, aumenta o ânimo, disposição e concentração para executar suas atividades diárias; estimula boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa, bem como, uma maior integração no ambiente de trabalho.

    A atividade será desenvolvida primeiramente, na Matriz em Chapecó, duas vezes por semana, (terça-feira e quinta-feira), de 8 a 15 minutos, com a participação de cem colaboradores, dos setores de fabricação de caixas, classe I, mecânica, portaria e setor administrativo. As turmas serão distribuídas conforme a escala fornecida pela empresa e o conteúdo de cada sessão, será relacionado com a função exercida na empresa.

    Já para a área operacional, as sessões enfatizarão o fortalecimento muscular, alongamentos, massagem de relaxamento e prevenção de lesões causadas por esforços repetitivos (LER) e doença ocupacional relativa ao trabalho (DORT). Os colaboradores não precisarão de outra roupa para as atividades. O projeto será desenvolvido pelo professor de Educação Física e Mestre em Ginástica Laboral, Paulo Pagliari, e estagiários.

    Segundo o técnico de Segurança do Trabalho da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, a ginástica laboral ocupa pouquíssimo tempo dos funcionários, melhora o ambiente de trabalho e a qualidade de vida.

    Após a coleta, compilamento e entrega dos dados, os professores do Projeto passam a frequentar o ambiente de trabalho. “São realizadas pausas de 10 minutos, para exercícios suaves de alongamento, aquecimento, postura e respiração que, sob a ótica da profilaxia, são vitais na prevenção dos males que tanto afastam o funcionário do seu trabalho, como a coluna, a lesão do esforço repetitivo (LER), o stress e a doença ocupacional relativa ao trabalho (DORT). É também um excelente auxiliar para tratamentos terapêuticos, como hipertensos, diabéticos, etc”, conclui o técnico.

     

    Newsletter

    Representante da Cetric ministra palestra no V Fórum Ambiental e de Responsabilidade Social

    by  • 2 de julho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O evento foi organizado pelo curso de Administração da Fadep e pela Prefeitura Municipal de Pato Branco

    Na quinta-feira, 20 de junho, ocorreu na Faculdade de Pato Branco (Fadep), o V Fórum Ambiental e de Responsabilidade Social. A atividade foi organizada pelos acadêmicos do terceiro período do curso de Administração e pela Prefeitura Municipal de Pato Branco e teve por objetivo, debater as principais questões socioambientais do mundo, além de promover a troca de experiências entre palestrantes e acadêmicos.

    Representando a Cetric, o Engenheiro Ambiental, Dionatan Junior Spigosso, explanou sobre a empresa e as tecnologias hoje disponíveis no mercado, no que tange a destinação final de resíduos industriais, comerciais e urbanos com base no atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei n.º 12.305/2010, e o desenvolvimento do mercado para a logística reversa dos produtos.

    Segundo o engenheiro, o objetivo de sua palestra foi apresentar experiências bem sucedidas no mercado de resíduos, onde é possível conciliar gerenciamento adequado de resíduos com empreendimentos rentáveis. “Mostrar a comunidade social e acadêmica os serviços que a CETRIC hoje, disponibiliza na região, e que existem empresas no seguimento de coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos que cumprem fielmente as legislações ambientais vigentes, conseguindo trazer segurança aos geradores, de forma com que estejam tranquilos quanto à contratação dos serviços”, afirma Dionatan.

    Ainda, para Dionatan, sua explanação no evento foi de grande valia: “Tentei transmitir para a comunidade que o aterro industrial não é o vilão do gerenciamento de resíduos, pois infelizmente, a tecnologia ainda não descobriu a solução para todos os resíduos, e enquanto ela não descobre, precisamos armazená-los (os não recicláveis) em local seguro, de modo a evitar que se tornem um impacto ao meio ambiente”, afirma o engenheiro.

    Também palestrou no evento o Engenheiro Químico, Cesar Augusto Martini e o Ex-deputado federal e estadual e especialista em Direito Ambiental, Luciano Pizzatto.

     

    Newsletter