• Archive for junho, 2013

    Cetric realizou visita técnica na estação de transbordo de Bauru/SP.

    by  • 26 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O encontro teve por objetivo a integração dos novos colaboradores da empresa

    Na última quinta-feira (20), a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), fez uma visita técnica na estação de transbordo de Bauru-SP. Na ocasião, o técnico de segurança da empresa, Rodrigo Pereira Machado, realizou a integração com os novos colaboradores e também um treinamento sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual, tais como, luvas, respiradores, protetor solar, protetor auricular, cinto de segurança, avental PVC, capacete, óculos de proteção incolor e escura para sol.

    Em sua explanação, Rodrigo reforçou os cuidados que os motoristas da Cetric devem ter com os caminhões que circulam nas ruas. Dentre os cuidados destacados, está à limpeza, organização, cuidados com os equipamentos, vistorias nos extintores de incêndio, e estar atento ao vencimento de documentos importantes, etc. “Quero agradecer pelo empenho e colaboração de todos os funcionários envolvidos e dar os parabéns pela organização dos locais de trabalho”, destaca o técnico Rodrigo.

    O treinamento teve como parceiro, o Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), que disponibilizou as salas e os equipamentos necessários para o evento.

    Newsletter

    Cetric participa da Conferência Regional do Meio Ambiente

    by  • 24 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O encontro promoveu o debate sobre o tratamento de resíduos sólidos

    Na última quarta-feira (19), aconteceu na Casa da Cultura de Rondon – PR, a Conferência Regional do Meio Ambiente. No evento, esteve presente o representante da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (Cetric), Everson Negrisolli, para promover o diálogo sobre o tratamento dos resíduos sólidos.

    De acordo com Everson Negrisolli, o encontro teve por objetivo informar qual é o papel da Cetric, destacando-se como uma nova opção no mercado para destinação final dos resíduos domésticos e industriais. Na pauta, foram debatidas as formas corretas para a destinação dos resíduos Classe I e Classe II das cidades, em conformidade com a lei 12.305 (que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos), ministrada pelo representante Everson.

    Além do tratamento de resíduos, a Cetric abrange sua atuação desde a coleta dos materiais na fonte geradora ao transporte e disposição final.  A empresa disponibiliza caçambas estacionárias próprias, com rastreamento e seguro de danos ambientais, para o armazenamento e segregação dos resíduos Para Everson, “o objetivo é atender com o suporte necessário cada cliente, disponibilizando caçambas e containers para o acondicionamento dos resíduos, conforme a lei citada”.

    Participaram da reunião, o Prefeito de Rondon- PR, Roberto Aparecido Corredato, Prefeito de Indianópolis – PR, Paulo Cezar Rizzato; Vereadores: Noé José Martins, Ademir Consone Silva, Alex Ragel Silva Martins, Mariano Virgilio Zanelate, Marílio Galindo Lopes. Representante da Fundação Hospitalar de Rondon, Antonio Pedro Barros; Tecnóloga de Saneamento da Secretaria Estadual de Saúde da 13a Regional de Saúde, Vera Lúcia Viana Leite; Secretário do Meio Ambiente de Rondon, Pedro Dias Monteiro; Secretária do Meio Ambiente de Indianópolis, Maria Terezinha Espindola e munícipes da cidade.

    Newsletter

    Cetric apoia programa Recicla Tamarana

    by  • 13 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O projeto tem objetivo de conscientizar a população sobre a separação dos resíduos recicláveis no lixo doméstico

    Foto 3

    Participação dos estudantes.

    Durante a Semana do Meio Ambiente em Tamarana, a prefeitura municipal lançou o projeto Recicla Tamarana, cujo objetivo é a implantação da coleta seletiva no município. A iniciativa contou com o apoio da Cetric, através da Estação de Transbordo de Londrina, juntamente com a Tamarana Metais e PASA (Papéis Apucaraninha S.A).

    O lançamento do programa foi realizado na semana passada e contou com a participação de toda a comunidade. Também estiveram presentes empresários, autoridades do município, vereadores e o prefeito municipal.

    Em destaque, a participação de professores e estudantes do ensino fundamental da rede municipal. Os alunos foram responsáveis pela concretização do início do programa. As crianças trouxeram de suas casas os materiais recicláveis e em seguida fizeram o descarte correto nos recipientes adequados.

    Foto 5

    O prefeito de Tamarana, Paulino Souza, a primeira dama, Magda Velani Souza e Sergio Tomiotto, da Cetric.

     

     

    Foto 6 (alunos)

    Participação dos alunos da rede municipal.

     

    Foto 9

    Joel Ribeiro Lagos, da Tamarana Metais, Sergio Tomiotto, da Cetric, Nivaldo Ribeiro de Amorim, chefe de gabinete e Paulino de Souza, prefeito municipal.

     

    Estação de Transbordo de Cabreúva/SP realiza treinamento e integração

    by  • 11 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    O treinamento abordou a importância dos EPIS, normas e legislação

    treinamento_cabreuva

    De 03 a 05 de junho foi realizado na Estação de Transbordo de Cabreúva/SP treinamento sobre EPIS, normas regulamentadoras e legislação. Na oportunidade, também foi feita uma integração com os novos colaboradores da estação.

    Este trabalho busca qualificar os colaboradores e aperfeiçoar os serviços prestados pela unidade. O treinamento foi ministrado pelo técnico de segurança da Cetric, Rodrigo Machado. Fizeram parte do treinamento nove colaboradores da estação de transbordo de Cabreúva, sendo o analista administrativo, zeladora, motoristas de carreta e ajudantes de motoristas.

    Durante a capacitação foi abordado com os colaboradores da empresa a importância do uso dos equipamentos de proteção individual. Entre eles estão: luvas, respiradores, protetor solar, protetor auricular, cinto de segurança, avental PVC, capacete, óculos de proteção incolor e escura para sol.

    Os motoristas também tiveram uma atenção especial trabalhando os cuidados necessários com os caminhões como manutenção, organização, limpeza e a verificação de documentos.

     

    Estação de Londrina marca presença em mais um evento da Semana do Meio Ambiente

    by  • 10 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Construtora Plaenge promoveu ciclo de palestras sobre questões ambientais e resíduos da construção civil 

    Sergio Tomiotto, da Cetric/Londrina e Uedes Lins de Souza, coordenador de Meio Ambiente do Grupo Plaenge.

    Sergio Tomiotto, da Cetric/Londrina e Uedes Lins de Souza, coordenador de Meio Ambiente do Grupo Plaenge.

    Durante a Semana do Meio Ambiente a Construtora Plaenge organizou um ciclo de palestras. Este trabalho teve como objetivo colocar em discussão assuntos pertinentes ao meio ambiente, gestão de resíduos sólidos e demais questões relacionadas ao tema.

    O evento foi realizado na sede do Sinduscon em Londrina e contou com a participação de funcionários do Grupo Plaenge, entre eles, engenheiros, mestres de obras, técnicos em edificações, técnicos de segurança do trabalho, administradores e estagiários das áreas citadas. Também participaram representantes de universidades da cidade e de empresas prestadoras de serviços na área de meio ambiente e resíduos.

    O destaque do ciclo de palestras foi a presença do secretário estadual do meio ambiente do Governo do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, que proferiu palestra com o tema “Gestão de Resíduos na Construção Civil”.

    Com sede em Londrina e cliente da Cetric desde 2012, a Plaenge é a maior construtora de capital fechado do país e a maior do sul do Brasil, segundo ranking da Inteligência Empresarial da Construção (ITC), de 2012.

     

    Cetric participa neste domingo da Maratona Fotográfica Ambiental

    by  • 7 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Atividade busca retratar os múltiplos olhares sobre a água no município

    A primeira Maratona Fotográfica Ambiental de Chapecó ocorre neste domingo, 09 de junho, na Praça Coronel Bertaso. Com o tema “Água” o trabalho pretende dar destaque ao bem natural mais precioso da humanidade.

    O projeto educativo e cultural tem a finalidade de sensibilizar a população a observar atentamente o meio ambiente de Chapecó, retratando através da fotografia contextos e aspectos da cidade.

    Dessa forma, busca revelar através de múltiplos olhares, a paisagem que margeia rios, lajeados, sangas e córregos do município. Além de denunciar através da fotografia, a poluição da cidade e ações realizadas para melhorar e embelezar o meio ambiente de Chapecó.

    O evento tem início às 8h da manhã e termino às 14h. As melhores fotos obtidas durante a maratona receberão uma premiação.

    Quem deseja participar da atividade basta inscrever-se gratuitamente através do site: www.artesosterra.com.br ou no local do evento.

    A Maratona Fotográfica será coordenada pela Associação SOS Terra em Ação. Esta iniciativa faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, um evento organizado pela Prefeitura Municipal em parceria com Cetric e demais instituições do município.

     

    PROGRAMAÇÃO DO MÊS DO MEIO AMBIENTE

    by  • 7 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    A Cetric participa durante o mês de junho de uma programação de atividades do Mês do Meio Ambiente. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Chapecó, com o apoio da Cetric e demais entidades do município.

    O projeto tem a finalidade de promover a conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Acompanhe abaixo a programação do evento.

     

    GINCANA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Abertura: Mês do Meio Ambiente

    Dia 03 de junho às 14h na escola Druziana Sartori

     

    ESCOLAS PARTICIPANTES

    EEB Druziana Sartori

    EBM Severiano Rolim de Moura

    Colégio Adventista

    Colégio Trilíngue Inovação

     

    PASSEIO CICLÍSTICO

     

    Dia 08/06 às 14h: CONCENTRAÇÃO NO ECOPARQUE,

    15h: ABRAÇO SIMBÓLICO na Bacia de Captação do Lajeado São José.

    INSCRIÇÕES: empresas de bike e secretaria de esporte.

     

    Dia 09/06 – 8h às 14h – SOS TERRA arte em ação: Maratona Fotográfica Ambiental de Chapecó.

    Inscrições para fotógrafos amadores na Praça Coronel Bertaso.

     

    PALESTRAS NO CENTRO DE EVENTOS PLINIO ARLINDO DE NÊS

     

    11/06 às 19h

    Abertura oficial

    Tema: Agroecologia, alternativa de produção.

    Palestrante: Dr. Marcio de Medeiros Gonçalves – Profº da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

     

    12/06 às 19h

    Tema: A situação dos resíduos em Chapecó.

    Palestrante: Promotor Público Marcus Vinicius de Camilo.

     

    13/06 às 19h

    Tema: Ecologia das Cidades.

    Palestrante: Dr. Fabio Angioletto.

     

    Ainda no dia 12 no auditório da Amosc às 14h haverá palestra sobre: A IMPORTÂNCIA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA OS MUNICÍPIOS.

    Palestrante: José Fernando Rio – Engenheiro Agrônomo da Divisão de Licenciamento Ambiental para Remoção de Árvores em Via Pública de Curitiba/PR.

    Público Alvo: Secretários Municipais de Agricultura.

     

    IV SEMINÁRIO REGIONAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

     

    LOCAL: Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês

    12 de Junho de 2013 – 8h às 18h

     

    PROMOÇÃO:

    Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste (AEAGRO),

    Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA-SC),

    Prefeitura Municipal de Chapecó.

     

    PROGRAMAÇÃO:

    08h – Recepção.

    09h – O Ministério Público e a Tutela de Arborização Urbana.

    Palestrante: Dra. Ana Maria Moreira – Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre.

    10h15min Coffee Break.

    16h Doenças e pragas em árvores urbanas.

    Palestrante: Luis Felipe M. Cavazzani – Biólogo, Técnico da Arborização Pública Viária de Curitiba.

     

    MOSTRA AMBIENTAL

    Nas noites de 11 a 13 no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nês.

    Horário: 18h às 19h30min.

     

    EXPOSIÇÃO DE ARTE

    Exposição Tree Parade Brasil e Releituras em miniaturas por artistas de Chapecó.

     

    Datas:

    De 17 a 21 de Junho no Supermercado Celeiro Superitália e;

    De 24 a 28 de Junho no Supermercado Celeiro Supercenter.

     

    Estação de Londrina participa da Semana do Meio Ambiente

    by  • 7 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Com o tema Educação Ambiental o evento foi realizado pela Seara Alimentos – unidade de Jacarezinho

    Na foto, Jussara Fernandes, com Sergio e Diego da Cetric, Estação de Londrina.

    Na foto, Jussara Fernandes, com Sergio e Diego da Cetric, Estação de Londrina.

    A Estação de Transbordo de Londrina participa da Semana do Meio Ambiente organizada pela Seara Alimentos em Jacarezinho, no Paraná.  A Seara Alimentos faz parte do Grupo Marfrig, o qual é cliente da Cetric.

    Sob a coordenação da Analista Ambiental da Seara, Jussara Fernandes, o evento foi dirigido aos cerca de mil funcionários da unidade e a comunidade escolar. Também contou com a participação de fornecedores da Secretaria de Meio Ambiente de Jacarezinho e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

    Com foco na “Educação Ambiental” foram apresentados trabalhos e maquetes feitas por estudantes, vídeos educativos, além da distribuição de mudas de árvores nativas e exóticas aos participantes.

     

    Cetric participa do Mês do Meio Ambiente

    by  • 4 de junho de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Ação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó e demais entidades municipais

    mês_do_meio_ambiente_abertura02

    O dia do meio ambiente é comemorado no dia 05 de junho, e para celebrar a data é realizado em Chapecó o Mês do Meio Ambiente. O projeto tem a finalidade de promover a conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

    Este trabalho é organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDEMA) e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste (AEAGRO), com o apoio da Cetric e demais entidades do município.

    Durante o mês de junho serão realizadas atividades de conscientização e mobilização do município. Estão previstas na programação as seguintes ações: Gincana de Educação Ambiental, Passeio Ciclístico, Palestras, IV Seminário Regional de Arborização Urbana, Mostra Ambiental e Exposição de Arte.

    mês_do_meio_ambiente_abertura01

    Nesta segunda-feira (03), a Cetric esteve presente na abertura oficial do Mês do Meio Ambiente, onde foi dado início as atividades alusivas à data. O evento foi realizado na Escola de Educação Básica Druziana Sartori, com apresentações culturais e pronunciamento das autoridades presentes.

    A Cetric participa do projeto através da coleta de pilhas, baterias e lâmpadas.  A empresa distribui os coletores e posteriormente faz a coleta e destinação final dos resíduos. Este trabalho é realizado em quatro escolas: Escola de Educação Básica Druziana Sartori, Escola Básica Municipal Severino Rolim de Moura, Colégio Adventista e Colégio Trilíngue.

    A empresa também estará presente de 11 a 13 de junho na Mostra Ambiental, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês. Os participantes do evento terão a oportunidade de conhecer quais são as atividades desenvolvidas pela Cetric em prol do meio ambiente, além de entender o trabalho de gestão dos resíduos sólidos desenvolvidos pela empresa.

    mês_do_meio_ambiente_abertura03