• Archive for maio, 2013

    Treinamento de Trabalhos em Altura é realizado em Ponta Grossa

    by  • 29 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Curso foi desenvolvido em parceria com o Senai

    trabalhoemaltura_pontagrossa01

    A Estação de Transbordo de Ponta Grossa/PR realizou treinamento de Trabalhos em Altura, em parceria com o Senai de Ponta Grossa. A capacitação foi dividida em duas etapas. A parte teórica ocorreu no dia 18 de maio, no Senai. Já a parte prática aconteceu no dia 25, na Estação de Ponta Grossa.

    Este treinamento foi ministrado pelo Técnico de Segurança do Senai, Adriano de Jesus. Participaram do curso todos os funcionários da estação de transbordo de Ponta Grossa, entre eles, motoristas e ajudantes de motoristas, analista administrativo e supervisor operacional.

    trabalhoemaltura_pontagrossa02

    Segundo o Técnico de Segurança da Cetric, Rodrigo Machado, este treinamento tem o objetivo de estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. Durante o curso foram abordadas questões envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com esta atividade.

    São considerados trabalhos em altura toda atividade executada em níveis diferentes e na qual haja risco de queda capaz de causar lesão ao trabalhador. Esta norma é aplicável a qualquer trabalho realizado acima de dois metros de altura do piso, em que haja risco de queda do trabalhador.

    trabalhoemaltura_pontagrossa03

     

    trabalhoemaltura_pontagrossa04

     

    Estação de Transbordo de Bauru faz parte do Projeto Eco Pontos

    by  • 28 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Através dessa iniciativa foram criados pontos de recolhimento para o descarte de materiais não recicláveis

    projetoecopontos_bauru

    Na foto, fiscal da SEMMA, Luiz Facin, representante comercial da Cetric, Vanderlei de Araujo, analista de logística da Cetric, Everton Priebe e secretário da Cetric de Bauru, Anderson Navarro.

    A Estação de Transbordo de Bauru tornou-se parceira do projeto Eco Pontos. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Bauru, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Este trabalho tem como objetivo criar pontos de recolhimento de resíduos, onde os munícipes possam descartar materiais não recicláveis.

    Os resíduos que serão recebidos nos Eco Pontos são materiais não recicláveis e não perigosos, como por exemplo, podas de árvores, sofás e estofados velhos, pequenas reformas, resíduos de construção civil, em pequenas quantidades.

    Segundo o representante comercial da Cetric de Bauru, Vanderlei de Araujo, os pontos de coleta não poderão receber resíduos de empresas e nem resíduos perigosos. “Estamos cadastrados para atender a necessidade dos pequenos geradores, entre eles, tapeceiros, oficinas mecânicas, serralheiros, vidraceiros, restaurantes e demais empresas de pequeno porte que precisam descartar seus resíduos em local adequado,” explica Araujo.

    Este trabalho foi lançado recentemente na cidade e faz parte do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos, o qual teve auxílio da Cetric durante sua elaboração. A eficácia do programa é tanta que o Eco Pontos se tornou um projeto de Lei em Bauru. Os pontos de coleta já estão em funcionamento e distribuídos em diferentes pontos da cidade, dessa forma, a população já pode realizar o descarte correto dos resíduos.

    O convite para idealização deste projeto junto a Cetric foi realizado no dia 15 de maio, em uma visita feita pelo fiscal da Secretaria do Meio Ambiente de Bauru (SEMMA), Luiz Facin.

     

    Realizada visita técnica na Estação de Transbordo de Concórdia

    by  • 24 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Este trabalho busca desenvolver melhorias nas instalações e na execução das atividades

    Estação de Concordia

    No dia 21 de maio, foi realizada uma visita técnica na estação de Transbordo de Concórdia. A inspeção foi feita pelo técnico de segurança do trabalho da Cetric, Rodrigo Machado.

    Este trabalho é desenvolvido com o objetivo de proporcionar melhorias nas instalações da estação e consequentemente aperfeiçoar o trabalho executado pela empresa. Durante a visita foi feita uma inspeção de segurança nos locais de trabalho, que apresentaram necessidade de melhorias e novas adequações, conforme normas e legislações. Também foram colocadas placas de sinalização de segurança como: Proteja-se, Uso obrigatório de EPI’s e Perigo com choque Elétrico.

    A visita foi acompanhada pelo analista administrativo da Estação de Transbordo de Concórdia, Douglas Fuhr.

     

    Cetric fecha importante contrato

    by  • 23 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Negociação foi realizada com empresa de referência nacional

    contrato_plasutil

    A região de Bauru realizou assinatura de um importante contrato na última semana. A negociação foi realizada com a Plasútil, empresa de referência nacional na produção de utensílios domésticos feitos de plástico.

    A Cetric, através da Estação de Transbordo de Bauru, passa a ser responsável pela coleta e destinação dos resíduos produzidos pela empresa. Segundo o representante comercial de Bauru, Vanderlei de Araujo, essa é uma parceria de grande importância para empresa, uma forma de fortalecer a marca e reforçar a qualidade dos serviços prestados pela Cetric.

    Há 27 anos no mercado a Plasútil é pioneira em seu segmento. São mais de 900 produtos distribuídos em mais de 40 países pelo mundo. Esta forte liderança se consolidou devido ao seu procedimento contínuo de desenvolvimento de produtos, amparado por um processo de fabricação de última geração.

     

    Acadêmicos de Engenharia Ambiental visitam a Estação de Transbordo de Resíduos de Pato Branco/PR

    by  • 22 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    A visita teve o objetivo de conhecer a central de logística e armazenamento temporário de resíduos

    visita_unisep01

    A Estação de Transbordo de Pato Branco/PR recebeu no dia 11 de maio a visita de aproximadamente 20 acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (UNISEP) de Dois Vizinhos.

    Durante a visita foi apresentado o processo de gestão e processamento dos resíduos, além do recebimento e acondicionamento dos mesmos. Entre os principais temas abordados estiveram a apresentação dos principais resíduos coletados na região, classificação, licenciamentos, logísticas e equipamentos disponíveis.

    Os acadêmicos também puderam esclarecer dúvidas e discutir legislações, fortalecendo o contato com a empresa e agregando conhecimento prático ao grupo. Para alguns acadêmicos a visita foi considerada como complementar ao tema, pois já tiveram a oportunidade de conhecer os processos de gestão de resíduos na Matriz da CETRIC, na cidade de Chapecó/SC, em visita realizada no dia 22 de novembro de 2012.

    A visita a Estação de Transbordo de Pato Branco foi acompanhada pelo representante comercial de Pato Branco, Dionatan Jr. Spigosso.

     

    Visita técnica e treinamentos são realizados na Estação de Pato Branco

    by  • 20 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Trabalho busca qualificar a execução das atividades da empresa

    A Estação de Transbordo de Pato Branco/PR recebeu durante os dias 13 e 14 de maio a visita do técnico de segurança da Cetric, Rodrigo Pereira Machado. Este trabalho é realizado com o objetivo de aperfeiçoar e qualificar o trabalho e serviços prestados pela empresa.

    Na vistoria técnica foram inspecionados e verificados todos os locais de trabalho da estação. Também foi acompanhando o serviço dos eletricistas terceiros da empresa Armanni Instalações, durante o conserto e troca de toda a parte elétrica como lâmpadas fluorescentes, refletores e disjuntores.

    Técnico de segurança da Cetric junto aos eletricistas terceirizados da Armanni Instalações.

    Técnico de segurança da Cetric junto aos eletricistas terceirizados da Armanni Instalações.

    No treinamento com os colaboradores da empresa foi abordado a importância do uso de equipamentos de proteção individual. Com os motoristas foram destacadas os cuidados com a manutenção do seu caminhão, além da atenção com a organização, limpeza e vistorias.

    Outro ponto importante do treinamento foi a verificação do vencimento de documentos como: CIPP (Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos), CIV (Certificado de Inspeção Veicular), aferição de tacógrafo, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos), fichas de emergências, envelopes e pasta de licenças.

    Participaram do treinamento nove colaboradores da Estação de Transbordo de Pato Branco sendo o analista administrativo, auxiliar administrativo, motoristas de Truck, motorista de carreta, ajudantes de motorista e coletor de lixo domiciliar.

    Colaboradores que participaram do treinamento.

    Colaboradores que participaram do treinamento.

     

    Dia Mundial da Reciclagem

    by  • 17 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    reciclagem

    A reciclagem de materiais é um dos caminhos mais importantes para o desenvolvimento sustentável. Aliados a reutilização e redução da geração de resíduos. Esses três conceitos fazem parte da estratégia dos três R – reduzir, reutilizar e reciclar.

    Segundo informações do IBGE a reciclagem é uma atividade que além de trazer benefícios ambientais é uma oportunidade de negócio, geração de empregos e renda. Tal iniciativa também contribui para a conscientização da população ao tema ambiental e a promoção do uso eficiente dos recursos.

    De acordo com os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010, do IBGE, os índices de reciclagem no país variam em torno de 45% a 55%. Entretanto, os altos níveis de reciclagem estão mais associados ao valor das matérias-primas e aos altos níveis de pobreza e desemprego do que à educação e à conscientização ambiental.

    Por isso, o trabalho ainda precisa começar em casa, reduzindo o consumo e reutilizando o que for possível. Seguem algumas dicas que podem fazer a diferença na nossa rotina:

    - Reutilize embalagens de margarina e doces para guardar restos de comida

    - Use guardanapos de pano em vez de papel

    - Evite imprimir documentos que podem ser digitalizados

    - Reutilize camisetas e cortinas como panos de limpeza

    - Guarde água da chuva para regar plantas e lavar calçadas

    - Faça o mesmo com a água que sai da máquina de lavar quando ela está enxaguando as roupas

    - Descarte corretamente o óleo de cozinha usado

    - Doe objetos que você não usa para instituições de caridade

    - Use latas, vidros de conserva e garrafas para fazer luminárias, vasos de plantas e revisteiros

    - Utilize saco de papel em vez de saco plástico no banheiro

    - Sempre carregue uma eco-bag

    - Descarte lixo eletrônico

    Cianorte realiza reunião com Sindirepa

    by  • 17 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Encontro teve objetivo de apresentar trabalho desenvolvido pela empresa 

    cianorte_reunião

    Na última quarta-feira (15) de maio, a estação da Cetric de Cianorte realizou reunião com a Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Paranavaí/PR). Estiveram presentes no evento o presidente do Sindirepa/FIEP de Paranavaí/PR, José Donizete Dias, o tesoureiro Sindirepa/FIEP, Juselino Candido de Lima, o fiscal do Sindirepa, José Ap. Pautanin, a secretária executiva do Sindirepa/FIEP, Idalina Alves Domingues e associados convidados.

    O evento foi coordenado pelo gerente e representante da Cetric no Norte do Paraná/estação de Cianorte, Everson Negrisolli. Também teve o acompanhamento do auxiliar administrativo da Cetric, Diego F. Nicolim.

    Durante o encontro foram apresentados todos os serviços oferecidos pela empresa. Sendo destaque o atendimento com rapidez aos clientes, a destinação final dos resíduos, fornecimento de caçambas e contêineres e o seguro de carga dos resíduos durante o transporte. Também entraram em debate assuntos relacionados aos resíduos industriais.

    Segundo Negrisolli, a iniciativa de apresentação da empresa é mostrar ao mercado as vantagens competitivas. “Nosso trabalho é desenvolvido desde a coleta, transporte e destinação final dos resíduos industriais, com garantia de qualidade e bom atendimento aos clientes,” finaliza o gerente.

     

    Clientes visitam Central de Tratamento

    by  • 13 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Objetivo é conhecer a estrutura e analisar o trabalho executado pela empresa

    newsletter_44_batavo

    A visita de clientes à Central de Tratamento de Resíduos (CETRIC) é frequente. A maioria busca conhecer as instalações e estrutura disponibilizada para atendimento de suas demandas. Outros pretendem analisar a execução do trabalho para garantia de qualidade e segurança de que os materiais recolhidos recebam a destinação correta.

    No dia 06 de maio a Cetric recebeu a Batavo – Cooperativa Agroindustrial, unidade de Ponta Grossa/PR. Estiveram presentes da empresa o engenheiro agrônomo, Odair Ranzan, o veterinário, Mário Mattar e o gerente, Endo Berger. Todos da unidade de Ponta Grossa.

    Desde 2011, a Batavo é cliente da Cetric. Por meio desta visita realizou uma vistoria na empresa, além de conhecer as dependências da Central de Tratamento de Resíduos. Os principais materiais enviados pela Batavo são lâmpadas fluorescentes, descontaminadas na central. Também são encaminhados resíduos de rescaldos, estopas, EPI’s contaminadas, entre outros. Quem acompanhou a visita foi o Analista de Qualidade da Cetric, Diego Molinet.

    Visita Técnica 

    newsletter_44_LBR 2

    A LBR Lácteos Brasil, outro importante cliente da Cetric, visitou a empresa no dia 30 de abril. A visita técnica teve como finalidade conhecer a destinação final dos resíduos encaminhados pela empresa. Quem acompanhou este processo foi o Analista de Qualidade da Cetric, Diego Molinet, juntamente com os visitantes o analista ambiental da LBR, Josia Flores Andrade e o Supervisor Operacional da LBR, Amarildo José Buziki.

    Os principais resíduos enviados pela LBR são Classe IIA (não inertes) como papel, plásticos e outros resíduos que não são recicláveis. A empresa é atendida pelo representante comercial da Cetric, unidade de Ponta Grossa, Jean Ludvig.

    A LBR – Lácteos Brasil S. A. é a maior companhia privada de produtos lácteos do Brasil. A Companhia foi criada em 2010, fruto da união das empresas Bom Gosto e LeitBom. Os mesmos são clientes da Cetric desde a data de fundação da companhia.

     

    Conhecimento na prática

    by  • 11 de maio de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Estudantes visitam Cetric e conhecem processo de gestão e tratamento de resíduos

    newsletter_43 2

    A Central de Tratamento de Resíduos (CETRIC) fez parte da realização da Semana Acadêmica da Área de Ciências Exatas e Ambientais, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

    No último dia 08 de maio, a empresa recebeu uma turma de 23 acadêmicos acompanhados pelos professores, Gilmar Fidalski, Jaqueline Scapinello e Murilo Cezar Costelli da coordenação do curso de Engenharia Química.

    O objetivo da visita foi buscar o conhecimento na prática, analisando o conteúdo ministrado dentro da sala de aula. Os estudantes realizaram um passeio por toda a estrutura da sede da empresa, onde foi observado como é desenvolvido o tratamento de efluentes, o projeto e implantação de valas para resíduos perigosos, e processo de gerenciamento ambiental executado pela empresa.

    Este trabalho foi acompanhado e orientado pelo Analista de Qualidade da Cetric, Diego Molinet, que durante visita esclareceu dúvidas e perguntas dos estudantes.