• Archive for abril, 2013

    Empresas visitam Central de Tratamento

    by  • 29 de abril de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Objetivo foi conhecer o processo de gestão e tratamento de resíduos

    monsanto01

    A Central de Tratamento de Resíduos (CETRIC) recebeu no dia 23 de abril, a visita do representante da Gap Ambiental, Ronan Pinheiro. A Gap Ambiental presta consultoria a empresa Monsanto, que busca através dessa visita realizar uma vistoria na Cetric.

    Essa avaliação é denominada pela Monsanto de OPA (Outside Processor Assessment). Na vistoria foram analisados e verificados os principais diplomas legais, e um check list de documentos, alvarás, licenças e certificados. Esta ação faz parte da realização do processo de qualificação para a empresa Monsanto.

    Todo o processo da auditoria foi acompanhando pela engenheira química da Cetric, Loana Defaveri Fortes.

    A Monsanto trata-se de uma multinacional, pioneira no desenvolvimento de tecnologias limpas para a produção de alimentos. No Brasil atua na produção de herbicidas e sementes de milho, soja, algodão e hortaliças, e variedades de cana-de-açúcar.

     

    Visita Técnica 

    senai01

    No dia 19 de abril, a Cetric também recebeu a visita da empresa Senai, de Ponta Grossa/PR. Este trabalho foi acompanhado pela representante do Senai, Keylla Pedroso, o supervisor operacional da Cetric da estação de Ponta Grossa, Vanderlei Pitura, a engenheira química da Cetric, Loana Defaveri Fortes e o analista de qualidade da Cetric, Diego Molinet.

    A visita técnica teve a finalidade de conhecer os processos de destinação final de resíduos Classe I, IIA e IIB. Além da estrutura e serviços disponibilizados pela empresa.

     

    Cetric tem participação intensa na EletroMetalCon

    by  • 26 de abril de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Palestras, rodada de negócios e visitas ao estande movimentam o evento

    Estande interno da Cetric.

    Estande interno da Cetric. Foto: Raul Tomiotto do Estúdio AT3.

    De 23 a 26 de abril, a Cetric participou da Feira Eletromecânica e Construção Civil 2013 (EletroMetalCon). A mostra anual de inovação tecnológica é promovida pelo Senai/Londrina, Sindimetal/Norte do Paraná  e Sinduscon/Norte do Paraná. E tem como principais patrocinadores a Caixa Econômica Federal e Governo Federal através do Ministério da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.

    Participam da 9ª edição da feira expositores das mais importantes empresas da região, nos segmentos da eletromecânica, eletrônica, metalúrgica, metalmecânica e construção civil. Também estiveram presentes cerca de 40 prefeitos de cidades do Norte e Centro-Sul do Paraná, do Sul e Oeste do Estado de São Paulo, além de empresários, autoridades e representantes de entidades classistas.

    De acordo com o representante comercial de Londrina, Sergio Tomiotto, “a presença da Cetric neste evento torna-se importante para estreitar o relacionamento com atuais clientes que estão presentes e para prospectar novos negócios,” destaca.

    A Cetric foi a única empresa presente em dois espaços distintos da feira. Um ambiente externo, localizado no acesso principal do evento, pelo qual circulam todos os visitantes, onde esteve disposta uma viatura personalizada da Cetric Emergencial. O outro, um estande em ambiente interno, proporcionando conforto e espaço adequado para atendimento personalizado aos visitantes.

    No estande interno os visitantes visualizam as maquetes das células de disposição final de resíduos, uma tela onde é exibido o vídeo institucional da Cetric, além do atendimento pessoal aos visitantes realizado pela equipe composta pelas áreas comercial, operacional e administrativa da filial de Londrina. Também conta com o suporte dos diretores da Cetric, Gustavo Baldissera e Patrícia Baldissera.

    Rodada de Negócios.

    Rodada de Negócios. Foto: Raul Tomiotto do Estúdio AT3.

    Durante o evento, a Cetric esteve presente na palestra “Logística reversa para o setor metalmecânico. Descarte de resíduos: a importância de se adequar a legislação” que foi ministrada pelo diretor da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), André Luis Saraiva.

    Também participou da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae, com a presença das seguintes empresas: Cia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL ), Cia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e Secretaria de Gestão Pública da Prefeitura Municipal de Londrina.

    A EletroMetalCon trata-se do mais importante evento direcionado da região e segundo Tomiotto contribuiu “para a divulgação comercial e institucional da empresa, proporcionando ampla visibilidade da marca o dos serviços disponibilizados,” finaliza.

    Mais fotos do evento acompanhe o Facebook da Cetric.

    Equipe Cetric da filial de Londrina. Da esquerda para a direita: Diego Fagundes, Ana Carolina Sampaio, Sergio Tomiotto, Patrícia Baldissera e Carlos Adriano Cordeiro.

    Equipe Cetric da filial de Londrina. Da esquerda para a direita: Diego Fagundes, Ana Carolina Sampaio, Sergio Tomiotto, Patrícia Baldissera e Carlos Adriano Cordeiro. Foto: Raul Tomiotto do Estúdio AT3.

     

    Cetric apresenta inovações e soluções tecnológicas em feira

    by  • 24 de abril de 2013 • Notícias • 0 Comments

    EletroMetalCon 2013 ocorre de 23 a 26 de abril, em Londrina/PR

    feiralondrina02

    A Central de Tratamento de Resíduos – Cetric participa dos dias 23 a 26 de abril da 9º Edição da Feira Eletromecânica e Construção Civil 2013 (EletroMetalCon), em Londrina/PR. O evento reúne empresários do circuito nacional dos segmentos da metalúrgica, mecânica, elétrica, eletrônica e da construção civil.

    A grande mostra nacional de inovação tecnológica apresenta soluções e tecnologias em equipamentos, máquinas, ferramentas e serviços. Uma excelente oportunidade para o intercâmbio de negócios.

    Durante os quatro dias do evento a Cetric estará presente na feira com a divulgação de seus serviços, como o projeto de Gerenciamento 360º, atuação que abrange desde a coleta dos resíduos na fonte geradora ao transporte, tratamento e disposição final. Além da apresentação de toda estrutura oferecida pela empresa aos clientes. A Cetric é gerenciada e monitorada por padrões e normas vigentes pela legislação, garantindo a segurança jurídica e preservação ambiental em suas atividades.

    Além dos expositores, na programação da feira também constam a realização de palestras com temas relevantes ao contexto do evento e do cenário nacional. O Prêmio CAIXA de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria é outra ação da mostra que oportuniza a participação de acadêmicos e docentes das principais universidades do Brasil a inscreverem seus projetos com o intuito de fomentar a integração universidade e empresa. Também são destaque do evento as Rodadas de Negócios uma ótima oportunidade para a realização de parcerias comerciais e fornecedores.

    A EletroMetalCon é uma promoção do Senai/PR, Sindimetal Londrina e Sinduscon Norte/PR.

     

    Cetric realiza treinamento com Disk Entulho

    by  • 23 de abril de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Curso abordou novas normas para empresas terceirizadas

    newsletter37

    Trabalhar em busca do aperfeiçoamento e qualidade. Com base nesses princípios a Cetric realizou treinamento com a empresa Disk Entulho. O curso foi ministrado pelo técnico de segurança da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, no dia 12 de abril.

    O objetivo deste trabalho foi repassar a Disk Entulho as novas normas da legislação para as empresas terceirizadas. As mudanças são itens que precisam ser adequados para que as empresas possam realizar seu trabalho de coleta de resíduos.

    A Disk Entulho é uma empresa parceira da Cetric na prestação de serviços. Participaram da capacitação o diretor geral da Disk Entulho, operadores de máquinas, motoristas e ajudantes de motorista.

    Com a inserção das novas normas os motoristas precisam ter curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Inspeção de Transporte de Produtos Perigosos (CIPP).  Os caminhões devem estar equipados com Kit de Emergência conforme ABNT/NBR – 9734/9735, como munidos de extintores de incêndio, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), calços de madeira e cones de sinalização de emergência, além de tara e faixas refletivas. Também devem possuir fichas de emergência.

    Os funcionários das empresas precisam conter os seguintes documentos: Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) em dia, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Laudo Técnico das Condições do Ambiente do Trabalho (LTCAT), sendo que os laudos técnicos deverão estar de acordo com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Para os operadores de máquinas será necessário a realização de curso e certificado segundo a NR-11.

    Todas as mudanças e normas descritas acima precisam ser comprovadas pelas empresas terceirizadas, mostrando evidencias de que os funcionários estão sendo treinados.

    De acordo com Rodrigo, este trabalho é uma garantia para a empresa se manter corretamente dentro da legislação, “evitando transtornos futuros com quebras de contratos pela falta de organização da empresa, quanto à prestação de serviço e leis vigentes,” explica.

     

    Novo treinamento de combate a incêndios é realizado

    by  • 16 de abril de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Trabalho busca ressaltar a importância da prevenção e proteção em situação de risco

    treinamento_cetric_abril_2013

    Em várias situações do cotidiano, seja em casa ou no ambiente de trabalho podemos nos deparar com situações de perigo provocadas por acidentes. Por conta destas eventualidades as empresas precisam encontrar alternativas e estar preparadas para sanarem os problemas de forma rápida e eficaz evitando maiores danos ao patrimônio e ao meio ambiente. Com requalificação destes colaboradores a Cetric passa a intensificar suas medidas de segurança e, consequentemente, estar ainda mais preparada para a solução de possíveis acidentes.

    Diante disso, na última semana a Cetric realizou um novo Treinamento de Prevenção de Combate a Incêndios. Com duração de quatro horas o curso abordou questões teóricas e práticas sobre os aspectos básicos de prevenção e de proteção contra incêndio.

    Segundo o técnico de segurança da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, “a Cetric qualifica seus colaboradores por meio de treinamentos e cursos para que esses profissionais estejam prevenidos e preparados para situações inesperadas como um princípio de incêndio. Assim, em uma eventualidade desta natureza os funcionários terão o domínio necessário para o uso correto de extintores ou hidrantes na empresa”.

    Participaram do treinamento porteiros, monitores de rastreamento, analista de qualidade, engenheira química, estagiário e vigilantes terceirizados da Saturno Segurança Privada.

     

    Atendimento na empresa Hi-Mix

    by  • 15 de abril de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Trabalho de sucção e lavagem foi realizado na Estação de Tratamento de Efluentes da empresa

    atendimento_pato_branco_03

    Nesta quinta-feira, 11 de abril, a Cetric de Pato Branco realizou atendimento na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Hi-Mix. Sempre que necessário este serviço é executado para otimizar o tratamento de efluente na empresa.

    Como explica o representante comercial de Pato Branco, Dionatan Junior Spigosso, o trabalho é desenvolvido na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Neste local é coletado o lodo adensado de dois biofiltros utilizados pela empresa Hi-Mix para o tratamento dos resíduos sanitários gerados na sede da indústria. Foi utilizado o hidrojato para a desagregação do lodo e posteriormente a sucção dos mesmos. Concluída esta etapa, a Cetric faz a limpeza do sistema, para assim voltar ao funcionamento normal.

    atendimento_pato_branco_02

    O material coletado foi destinado a Central de Tratamento de Resíduos, na sede da Cetric, em Chapecó. Neste local, foram coletadas amostras do lodo para análise no Laboratório da empresa, onde foi identificado qual o tratamento mais adequado para o produto. Basicamente, o material passa pelas etapas do processo biológico e pelo processo físico-químico.

    Após estes processos o efluente foi encaminhado ao sistema OXEL, que funciona usando o princípio da oxicoagulação avançada, composto de um reator com placas metálicas por onde o efluente passa e efetua troca de carga iônica. Conforme explica a engenheira química da Cetric, Loana Defaveri Fortes, neste momento “as partículas presentes no efluente possuem cargas positivas e negativas, ao passar pelas placas de metal que conduzem uma correte elétrica alternada, essas partículas vão se aglutinar formando uma espécie de lodo que é retirado do efluente e o mesmo segue para uma série de filtros para a conclusão do tratamento,” explica.

    Ao termino deste processo a aparência do efluente que apresentava turbidez, fica límpida e inodora, podendo ser reutilizado na higienização dos contêineres.

    A Hi-Mix é cliente da Cetric desde 2008. A empresa trabalha com a terceirização de montagem de placas e produtos eletrônicos, sua finalidade é disponibilizar soluções em eletrônica para empresas públicas e privadas.

    atendimento_pato_branco_01

     

    Cetric realiza limpeza em Marau

    by  • 1 de abril de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Foram coletados quatro containers de resíduos

    limpeza_marau01

    A Cetric realizou no dia 15 de março a limpeza do Cemitério Municipal de Marau/RS. Foram coletados quatro containers de resíduos, que estavam acumulados no local desde julho de 2012.

    O resíduo coletado tratava-se de uma mistura de restos de flores e outros materiais que não poderiam ser descartados em lixo comum.  A mistura tornou todo o material contaminado, classificado como Classe 1.

    Após a retirada do material do local, ele foi direcionado ao Aterro Industrial da Cetric, na cidade de Chapecó, aonde recebeu o tratamento específico para evitar novas contaminações. A partir de agora, a Cetric atuará no município com um container fechado para coleta mensal do material. Dessa forma, os resíduos são descartados corretamente e o ambiente fica livre de vetores, odor e não causa um aspecto visual negativo, garantindo também a saúde pública.