• Archive for março, 2013

    Cetric é certificada pelo CIESP

    by  • 28 de março de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Empresa passa a ser uma associada da maior Confederação de Indústrias do país

    O diretor regional da CIESP, Domingos Malandrino e representante comercial da Cetric Bauru, Vanderlei de Araujo na entrega do certificado.

    O diretor regional da CIESP, Domingos Malandrino e representante comercial da Cetric Bauru, Vanderlei de Araujo na entrega do certificado.

    Na última segunda-feira (25) a Cetric recebeu o Certificado de Empresa Parceira do CIESP (Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo). Agora, a Cetric passa a ser uma associada da maior Confederação de Indústrias do país, e também trabalhará na defesa dos interesses em comum dos associados.

    Segundo o representante comercial de Bauru, Vanderlei de Araujo, “através da certificação do Ciesp teremos acesso a todos os clientes dentro do estado de São Paulo, além de participarmos dos eventos promovidos de divulgação dos associados”.

    O Ciesp reúne empresas industriais e suas controladoras, associações ligadas ao setor produtivo, bem como empresas que possuem por objeto atividades diretamente relacionadas aos interesses da Indústria. Suas ações são baseadas na preservação dos interesses gerais da indústria e de seus associados. Temas de interesse das classes produtoras são estudados, debatidos e levados às autoridades federais, estaduais e municipais.

    Atualmente, a Cetric por meio da regional de Bauru, tem participado das discussões sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Este assunto está diretamente ligado ao trabalho desenvolvido pela Cetric, e consequentemente auxilia em todo seu processo de atuação.

    Outro tema que está em discussão na Ciesp é “Energia a Preço Justo”. Tal iniciativa faz parte de uma campanha coordenada pelo presidente do Ciesp, Paulo Skaf. O assunto teve grande repercussão na sociedade e motivou a criação de um projeto de lei para a diminuição do valor da conta de luz. Essa medida está sendo sancionada pela Presidente Dilma Rousseff a nível nacional e será um benefício para todos os estados brasileiros. Veja mais informações sobre o projeto no link.

     

    Proteção contra incêndios

    by  • 25 de março de 2013 • Notícias • 0 Comments

    CIPA realiza treinamento de Prevenção de Combate a Incêndios

    treinamento_combate_incendio04

    Com o objetivo de prevenir e proteger locais contra incêndios a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) realizou no dia 14 de março um treinamento de Prevenção de Combate a Incêndios. Participaram do curso todos os membros da organização que fazem parte da gestão 2013/2014.

    Totalizando quatro horas de treinamento, ele foi divido em duas etapas. A parte teórica foi repassada ao grupo no auditório da Central de Tratamento e a parte prática foi realizada no aterro da empresa.

    O fogo quando controlado pelo homem, é um instrumento de grande valor, mas quando foge de seu controle torna-se um agente destruidor. Segundo o técnico de segurança do trabalho da Cetric, Rodrigo Pereira Machado, “conhecer os aspectos básicos de prevenção e de proteção contra incêndio é fundamental para nossa própria segurança”.

    treinamento_combate_incendio03

    Durante o curso foram abordadas questões que auxiliam na prevenção como as características do fogo, causas de incêndio, propriedades de riscos dos materiais e estudo dos combustíveis. Também foram trabalhadas as formas corretas de se utilizar os equipamentos de combate a incêndios, sobre extintores, e avaliação das características do incêndio, o que determinará a melhor atitude a ser tomada em cada situação.

     

    Transformar para preservar

    by  • 22 de março de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Projeto de reaproveitamento de água gera economia para empresas e ajuda o meio ambiente

    Central de tratamento de efluentes.

    Central de tratamento de efluentes.

    A Central de Tratamento de Resíduos – CETRIC prioriza em suas atividades o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. Diante deste conceito, a empresa elaborou um estudo sobre o tema: “Otimização da utilização da água”.

    Por meio deste trabalho, a empresa passou a atuar com uma série de medidas que contribuem para o reaproveitamento da água. “O nosso objetivo é reduzir a taxa de consumo de água e eliminar desperdícios. Além disso, aproveitar ao máximo as oportunidades de reuso de efluentes nos processos produtivos e garantir o abastecimento das demandas de água da empresa,” explica o diretor da Cetric, Gustavo Baldissera.

    De acordo com a análise realizada foram adotadas as seguintes ações dentro da empresa: tratamentos de efluentes sanitários e industriais, aproveitamento de águas das chuvas e redução do consumo.

    Atualmente, a empresa consegue reaproveitar aproximadamente 160 mil litros d’água por dia.  Segundo o analista de qualidade da Cetric, Diego Molinet, a água tratada que inicialmente tem uma coloração escura, ao final do processo fica límpida, incolor e inodora.

    As quatro etapas do processo de tratamento da água.

    As quatro etapas do processo de tratamento da água.

    O plano utilizado pela Cetric trata-se de um bom negócio para todas as empresas. “Aperfeiçoando o uso da água estamos deixando de gastar com a captação e o descarte desse recurso, e com a economia desse dinheiro podemos investir em crescimento,” frisa o diretor da Cetric.

    Para Diego, que também é formado em engenharia química, a Cetric é um ponto de referência para as demais empresas e clientes. “Além de respeitarmos o meio ambiente e a saúde da comunidade, estamos evitando a contaminação de rios, lagos e do lençol freático, fontes da maior parte da água consumida pela população,” explica o engenheiro.

    Sistema de filtros utilizados no tratamento de efluentes.

    Sistema de filtros utilizados no tratamento de efluentes.

     

    CIPA participa de treinamento

    by  • 20 de março de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Procedimentos relacionados à segurança e a medicina do trabalho foram trabalhadas no curso

    treinamento_cipa01

    A equipe de profissionais da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) participaram de 25 de fevereiro ao dia primeiro de março de um curso sobre Normas Regulamentadoras, instituídas pela Comissão de Leis do Trabalho (CLT).

    Com duração de 20 horas, durante o curso foram trabalhados os seguintes assuntos: Higiene Ocupacional e Proteção para as mãos com os Técnicos de Segurança do Trabalho, Silvana Aparecida Machado e Daniel Subierai Queiroz; Conservação Auditiva com a Fonoaudióloga, Roberta Concatto; DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) com o Médico do Trabalho, doutor Tabajara Cordeiro Vidal; Ergonomia com a Fisioterapeuta e Ergonomista, Eliane Fontana e; Legislação Previdenciária e Acidentária com o Advogado, Fabio dos Passos.

    O principal objetivo da CIPA é fazer com que os empregadores e os colaboradores da Cetric atuem em conjunto com a segurança e desenvolvam diariamente ações de prevenção contra acidentes, para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, garantindo a segurança e promovendo a saúde do trabalhador.

    A CIPA também possui como atribuições identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, contando com a participação do maior número de colaboradores e com a assessoria do Serviço especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

     

    Mulheres são homenageadas

    by  • 19 de março de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Cetric preparou uma comemoração especial para colaboradoras

    Café da manhã realizado em homenagem as mulheres.

    Café da manhã realizado em homenagem as mulheres.

    O Dia Internacional da Mulher foi comemorado de uma forma especial entre as colaboradoras da Cetric. No dia 07 elas participaram de um delicioso café da manhã. E no dia 08 foi organizada uma palestra sobre anticoncepcionais.

    A palestra foi ministrado pela farmacêutica do Sesi, Patrícia Rodrigues, que orientou as colaboradoras sobre os efeitos colaterais do uso de anticoncepcionais. As mulheres também foram presenteadas com uma rosa, símbolo da beleza e das virtudes da mulher.

    E para finalizar a comemoração dessa data, as colaboradoras tiveram um Dia de Beleza, momento dedicado ao cuidado e a beleza da mulher. Uma manicure foi contratada para fazer as unhas das colaboradoras, que adoraram a sessão e ficaram encantadas com a atividade realizada.

    Segundo a coordenadora do RH, Andréia Sedei, esta comemoração é uma forma de  reconhecimento ao desempenho e dedicação de cada colaboradora. “Essas ações são de fundamental importância para a valorização das mulheres, que contribuem diariamente com o crescimento da empresa e são indispensáveis para o desenvolvimento do nosso trabalho,” explica Andréia.

    Mulheres após a sessão de manicure.

    Mulheres após a sessão de manicure.

     

    Palestra realizada sobre anticoncepcionais.

    Palestra realizada sobre anticoncepcionais.

     

    Rosas que foram entregue as mulheres.

    Rosas que foram entregue as mulheres.

     

    Sábado de integração na Escolinha de Futebol da Cetric

    by  • 11 de março de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Pais, crianças e colaboradores reuniram-se para dar inicio as atividades do projeto

    Entrega das camisetas.

    Entrega das camisetas.

    Nem o frio e nem o tempo chuvoso de sábado (09) atrapalhou a diversão das crianças. A disputa em campo emocionou a torcida, que acompanhava o jogo da área coberta da Escolinha de Futebol da Cetric.

    Pais, irmãos e amigos acompanharam o jogo entre as equipes da Cetric e da Escolinha de Futebol da Fibraleão. Teve criança que aguardava ansioso pela partida desde as 7h da manhã, como conta a mãe de David. “Ele estava pronto às 7h, mas com esse tempo pensávamos que nem haveria jogo,” comenta Adriana Claudia Gonçalves. Para ela o projeto incentiva as crianças, “antes não tinha o que fazer, ele ia para a escola e o resto do tempo ficava em casa. Agora ele tem um local pra se divertir e aprender, porque eles conversam com as crianças sobre drogas e tiram eles dos maus exemplos,” afirma a dona de casa.

    O pai de João, Levi dos Santos, também destaca a melhoria do comportamento do filho depois de iniciar no projeto. “Depois de iniciar no projeto ele está mais calmo, e o professor Alba explica para as crianças que para participar é preciso estudar, ter boas notas na escola,” coloca Santos.

    No encontro também foram entregues as crianças as camisetas para participar do projeto, atualmente são mais de 50 estudantes, entre 06 e 14 anos.  Segundo o coordenador do projeto, professor Ivanir Alba, “nosso objetivo não é formar craques na escolinha, mas trabalhar a formação e disciplina das crianças”.

    O diretor da Cetric, Gustavo Baldissera, também ressalta que serão trabalhadas com as crianças palestras sobre educação ambiental, drogas e demais assuntos que contribuam para o desenvolvimento dos estudantes. “Queremos disponibilizar as crianças oportunidades de crescimento,” afirma o diretor.

    A Escolinha de Futebol da Cetric realiza os treinos todas as segundas e quartas-feiras no período matutino e vespertino. A escola fica localizada na sede da empresa na Linha Água Amarela.

    As crianças que possuem interesse em participar do projeto ainda podem se inscrever, basta entrar em contato com o coordenador do projeto na escolinha da Cetric. Para participar as crianças precisam estar matriculadas na escola, manter notas acima de sete pontos no boletim e também é necessário o acompanhamento dos pais ou responsáveis.

     

    Torcida acompanha o jogo emocionada.

    Torcida acompanha o jogo emocionada.

    Primeiro amistoso.

    Primeiro amistoso.

     

     

    Segundo amistoso.

    Segundo amistoso.

     

    Diversão em campo

    by  • 8 de março de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Cetric participa do Jogo do 88 em Xanxerê/SC

    jogodo88_time

    Um jogo nada convencional. São 88 jogadores em campo, oito times, quatro bolas de cores diferentes e quatro árbitros com apitos de sons diferentes. Assim é formado o Jogo do 88.

    Seguindo as regras tradicionais de um jogo de futebol, os oito times entram em campo para a disputa dos jogos. Na primeira fase são definidos os quatro times ganhadores. Em seguida, é disputada a segunda fase com a escolha dos dois ganhadores, e a disputa final.

    O Jogo do 88 aconteceu no último domingo (03) em Xanxerê, evento que faz parte das comemorações do  aniversário do município. Essa é a terceira edição que a equipe de futebol da Cetric é convidada a participar.

    Uma disputa um tanto confusa, mas que garante a diversão dos atletas e do público que prestigia o evento.

    jogodo88_campo

     

    Escolinha de Futebol da Cetric é inaugurada neste sábado

    by  • 7 de março de 2013 • Notícias • 0 Comments

    Crianças encontram no projeto incentivo a prática esportiva e formação socioeducativa

    No próximo sábado, 09 de março, a Central de Tratamento de Resíduos – Cetric inaugura em sua sede a Escolinha de Futebol da Cetric. A partir das 9h crianças e pais estão convidados a participar do evento.

    O projeto tem como objetivo incentivar a prática esportiva e proporcionar uma formação mais digna, contribuindo para o desenvolvimento infantil. Serão atendidas pela escolinha crianças de 6 a 14 anos, tanto do gênero masculino como feminino.

    Para este sábado está programado a inauguração oficial do projeto com a entrega dos uniformes as crianças. Em seguida, será organizado um jogo amistoso entre a Escolinha de Futebol da Cetric e a Escolinha de Futebol da Fibraleão.

    O evento de integração ocorre na Escolinha de Futebol da Cetric localizada na sede da empresa, na linha Água Amarela, interior de Chapecó.

    Para participar do projeto as crianças precisam estar devidamente matriculadas e frequentando a escola, além de manterem notas acima de sete pontos no boletim escolar. Estudantes que tiverem interesse no projeto podem entrar em contato com a Escolinha de Futebol da Cetric, na sede da empresa, para realizar inscrição.

    As crianças terão acompanhamento profissional durante os treinos com o professor de Educação Física, Ivanir Alba, que também é responsável pela coordenação do projeto.