• Notícias

    Coordenador da Escolinha de Futebol da Cetric é homenageado com Moção de Parabenização

    by  • 3 de julho de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Homensagem Alba  (3)

    Como forma de reconhecer os importantes serviços prestados no desenvolvimento da educação física e do desporto em Chapecó, o professor Ivanir Alba é homenageado pela Câmara de Chapecó com uma Moção de Parabenização. O reconhecimento foi entregue na tarde de quinta-feira, 27 de junho, pelo vereador Derli Maier, que definiu o professor como um...

    Read more →

    Cetric Sul promove atividade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

    by  • 24 de junho de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Dia do meio ambiente 6

    Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, o Grupo Cetric de Chapecó realizou uma ação no auditório da empresa, onde apresentou o aplicativo Moeda Verde para os colaboradores. O Moeda Verde foi desenvolvido com o intuito de incentivar ações sustentáveis, como a separação do lixo, a doação de...

    Read more →

    Cetric Sul participa do II Seminário Internacional de Sustentabilidade e da I Feira de Sustentabilidade

    by  • 18 de junho de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Cetric 4

    Nos dias 05 e 06 de junho aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, o II Seminário Internacional de Sustentabilidade e a I Feira de Sustentabilidade. Os eventos promoveram a discussão e a troca de experiências sobre temas relacionados às práticas sustentáveis. A Cetric Sul através da sua...

    Read more →

    Cetric Uberlândia conquista Troféu Amigo do Meio Ambiente

    by  • 13 de junho de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Cetric 2

    O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, entregou o certificado para a Cetric. De 02 a 09 de junho aconteceu em Uberlândia/MG a 9ª edição da Semana do Meio Ambiente e Combate às Queimadas. O evento teve como objetivo discutir assuntos voltados à sustentabilidade e conscientizar para adoção de hábitos em prol do meio ambiente....

    Read more →

    Grupo Cetric entrega biblioteca reformada para estudantes da Escola Básica Municipal Água Amarela de Chapecó

    by  • 13 de maio de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Biblioteca viva (8)

    A inauguração reuniu apoiadores, comunidade e Secretária da Educação do município. O evento aconteceu no dia 09 de maio, às 14h. Na tarde da última quinta-feira, 09 de maio, a Escola Básica Municipal Água Amarela de Chapecó/SC ficou ainda mais cheia de vida. Isso porque, pais, mães, alunos e professores lotaram a instituição, ansiosos...

    Read more →

    Biblioteca Viva: Grupo Cetric reforma espaço para crianças da Escola Água Amarela em Chapecó

    by  • 6 de maio de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Biblioteca Viva

    Inauguração ocorre na próxima quinta-feira, 09 de maio A ação contou com apoio de empresas de Chapecó A leitura é uma das principais atividades que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Ao folhear um livro, interpretar um texto ou imaginar uma história é possível melhorar a criatividade, o pensamento crítico e o vocabulário. E...

    Read more →

    Cetric Sul participa da 1ª Semana da Qualidade da BTA Aditivos

    by  • 30 de abril de 2019 • Notícias • 0 Comments

     O evento contou com palestra dos representantes comerciais da Cetric, Pablo Gehlen e Pedro Hoffman. Com o objetivo de discutir temas relacionados a coleta, separação e tratamento de resíduos industriais, os representantes comerciais da Cetric Sul – Matriz, Pablo Gehlen e Pedro Hoffman, participaram da Primeira Semana da Qualidade da BTA Aditivos, de Xanxerê...

    Read more →

    Lixo odontológico: saiba como descartar

    by  • 27 de março de 2019 • Notícias • 0 Comments

    waste disposal

    A quantidade de lixo odontológico que é gerado diariamente após atendimentos aos pacientes é enorme. Como o lixo proveniente nos consultórios odontológicos é contaminado, pode ocorrer muitos problemas sem um descarte e destinação final correta. É proibido o reaproveitamento de materiais utilizados em atendimentos, pois há uma grande possibilidade de estarem contaminados com alguma...

    Read more →

    Cetric Sul é parceira do Programa Lixo Zero lançado terça-feira em Chapecó

    by  • 15 de fevereiro de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Prefeito assina Decretos de compromisso ambiental. Foto: Prefeitura de Chapecó.

    Conscientizar a população para reduzir a geração de lixo na cidade. Esse é o objetivo do Programa Lixo Zero, lançado na última terça-feira (12/02), em Chapecó. O município é o segundo do estado a aderir ao movimento. A ação conta com parceria do Grupo Cetric.

    Para o diretor comercial do Grupo Cetric Sul, Evandro R. Rosset, o Programa Lixo Zero possui grande importância para Chapecó e seus moradores. “Ter nossa equipe como parceira dessa ação é uma forma de contribuirmos para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente”, afirma.

    Durante o lançamento do Programa, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também assinou um Decreto Municipal para firmar um compromisso de reduzir em 70% a geração de lixo até 2030.

    Para ele, a responsabilidade deste trabalho é de todos. “Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó e sabemos que as pessoas querem participar, por isso, juntos, vamos buscar os caminhos e mostrar como faz”, pontuou.

    O lançamento foi aberto a toda a comunidade. Foto: Prefeitura de Chapecó.

    Lixo Zero

    O Programa Lixo Zero consiste em um conjunto de ações que visam incentivar as pessoas, empresas privadas e poder público a não produção ou a redução da geração de lixo. As propostas do projeto são:

    - Contribuir para minimizar a geração de resíduos, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final dos resíduos no município.

    - Auxiliar na promoção de uma efetiva separação e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos, garantindo a viabilização pela economia circular, a preservação ambiental e a redução do volume dos resíduos enviados à destinação final.

    - Motivar o desenvolvimento econômico, na criação de novos negócios e na geração de empregos, por meio do fomento às economias circular, criativa, colaborativa e solidária e, ainda, na promoção de inovações.

    Cetric é umas das empresas parceiras do Programa.

    Chapecó como exemplo

    Agora, com os decretos assinados pelo prefeito, fica estabelecido que Chapecó é a primeira cidade catarinense até 2020, e a segunda até 2030, a tornar-se de fato, Lixo Zero.

    Dessa forma, o objetivo é reduzir, até 2020, em 70% a quantidade de lixo seco enviado ao aterro sanitário. Até 2030, a intenção é, além dessa redução, induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. Mais do que isso, o projeto visa promover a educação ambiental continuada e a inclusão social dos catadores e outros grupos sociais envolvidos com o tema.

    Na prática, o trabalho será coordenado por um Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS), formado por pessoas físicas, representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público.

    Panorama do Lixo em Chapecó

    De acordo com a Prefeitura de Chapecó, a cidade conta com 14 Associações de Catadores de Materiais Recicláveis no Município. Trezentos e cinquenta famílias vivem do trabalho de triagem e destinação dos materiais recicláveis. Todos os dias, 144 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos são coletados em Chapecó e apenas 17 toneladas são recicláveis. Quarenta e oito por cento dos resíduos descartados nos contêineres laranjas, que deveriam ser secos, estão contaminados e viram rejeitos.

    Em resumo, apenas 6% dos resíduos coletados todos os dias em Chapecó são reaproveitados pelos catadores. Noventa e quatro por cento vão para o aterro. O município gasta cerca de 20 milhões de reais por ano para coletar e dar destinação aos resíduos.

    Hoje, a Cetric é a umas das principais empresas que atua em Chapecó e trabalha visando reduzir os impactos ambientais gerados pelo descarte de resíduos. Junto da prefeitura e dos cidadãos chapecoenses, irá auxiliar no Programa Lixo Zero, com foco na qualidade de vida e bem-estar de toda a comunidade. “Tenho certeza, que juntos podemos fazer toda a diferença e melhorar as questões relacionadas ao lixo da nossa cidade”, finaliza Evandro.