• About Vox Brazil Comunicação

    Cetric Sul participa do II Seminário Internacional de Sustentabilidade e da I Feira de Sustentabilidade

    by  • 18 de junho de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Cetric 4

    Nos dias 05 e 06 de junho aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, o II Seminário Internacional de Sustentabilidade e a I Feira de Sustentabilidade. Os eventos promoveram a discussão e a troca de experiências sobre temas relacionados às práticas sustentáveis. A Cetric Sul através da sua...

    Read more →

    Cetric Uberlândia conquista Troféu Amigo do Meio Ambiente

    by  • 13 de junho de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Cetric 2

    O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, entregou o certificado para a Cetric. De 02 a 09 de junho aconteceu em Uberlândia/MG a 9ª edição da Semana do Meio Ambiente e Combate às Queimadas. O evento teve como objetivo discutir assuntos voltados à sustentabilidade e conscientizar para adoção de hábitos em prol do meio ambiente....

    Read more →

    Grupo Cetric entrega biblioteca reformada para estudantes da Escola Básica Municipal Água Amarela de Chapecó

    by  • 13 de maio de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Biblioteca viva (8)

    A inauguração reuniu apoiadores, comunidade e Secretária da Educação do município. O evento aconteceu no dia 09 de maio, às 14h. Na tarde da última quinta-feira, 09 de maio, a Escola Básica Municipal Água Amarela de Chapecó/SC ficou ainda mais cheia de vida. Isso porque, pais, mães, alunos e professores lotaram a instituição, ansiosos...

    Read more →

    Biblioteca Viva: Grupo Cetric reforma espaço para crianças da Escola Água Amarela em Chapecó

    by  • 6 de maio de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Biblioteca Viva

    Inauguração ocorre na próxima quinta-feira, 09 de maio A ação contou com apoio de empresas de Chapecó A leitura é uma das principais atividades que contribuem para o desenvolvimento das crianças. Ao folhear um livro, interpretar um texto ou imaginar uma história é possível melhorar a criatividade, o pensamento crítico e o vocabulário. E...

    Read more →

    Cetric Sul participa da 1ª Semana da Qualidade da BTA Aditivos

    by  • 30 de abril de 2019 • Notícias • 0 Comments

     O evento contou com palestra dos representantes comerciais da Cetric, Pablo Gehlen e Pedro Hoffman. Com o objetivo de discutir temas relacionados a coleta, separação e tratamento de resíduos industriais, os representantes comerciais da Cetric Sul – Matriz, Pablo Gehlen e Pedro Hoffman, participaram da Primeira Semana da Qualidade da BTA Aditivos, de Xanxerê...

    Read more →

    Lixo odontológico: saiba como descartar

    by  • 27 de março de 2019 • Notícias • 0 Comments

    waste disposal

    A quantidade de lixo odontológico que é gerado diariamente após atendimentos aos pacientes é enorme. Como o lixo proveniente nos consultórios odontológicos é contaminado, pode ocorrer muitos problemas sem um descarte e destinação final correta. É proibido o reaproveitamento de materiais utilizados em atendimentos, pois há uma grande possibilidade de estarem contaminados com alguma...

    Read more →

    Cetric Sul é parceira do Programa Lixo Zero lançado terça-feira em Chapecó

    by  • 15 de fevereiro de 2019 • Notícias • 0 Comments

    Prefeito assina Decretos de compromisso ambiental. Foto: Prefeitura de Chapecó.

    Conscientizar a população para reduzir a geração de lixo na cidade. Esse é o objetivo do Programa Lixo Zero, lançado na última terça-feira (12/02), em Chapecó. O município é o segundo do estado a aderir ao movimento. A ação conta com parceria do Grupo Cetric.

    Para o diretor comercial do Grupo Cetric Sul, Evandro R. Rosset, o Programa Lixo Zero possui grande importância para Chapecó e seus moradores. “Ter nossa equipe como parceira dessa ação é uma forma de contribuirmos para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente”, afirma.

    Durante o lançamento do Programa, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também assinou um Decreto Municipal para firmar um compromisso de reduzir em 70% a geração de lixo até 2030.

    Para ele, a responsabilidade deste trabalho é de todos. “Buscamos uma transformação para gerar economia e cidadania. Já temos muitos bons exemplos em Chapecó e sabemos que as pessoas querem participar, por isso, juntos, vamos buscar os caminhos e mostrar como faz”, pontuou.

    O lançamento foi aberto a toda a comunidade. Foto: Prefeitura de Chapecó.

    Lixo Zero

    O Programa Lixo Zero consiste em um conjunto de ações que visam incentivar as pessoas, empresas privadas e poder público a não produção ou a redução da geração de lixo. As propostas do projeto são:

    - Contribuir para minimizar a geração de resíduos, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final dos resíduos no município.

    - Auxiliar na promoção de uma efetiva separação e valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos, garantindo a viabilização pela economia circular, a preservação ambiental e a redução do volume dos resíduos enviados à destinação final.

    - Motivar o desenvolvimento econômico, na criação de novos negócios e na geração de empregos, por meio do fomento às economias circular, criativa, colaborativa e solidária e, ainda, na promoção de inovações.

    Cetric é umas das empresas parceiras do Programa.

    Chapecó como exemplo

    Agora, com os decretos assinados pelo prefeito, fica estabelecido que Chapecó é a primeira cidade catarinense até 2020, e a segunda até 2030, a tornar-se de fato, Lixo Zero.

    Dessa forma, o objetivo é reduzir, até 2020, em 70% a quantidade de lixo seco enviado ao aterro sanitário. Até 2030, a intenção é, além dessa redução, induzir a compostagem da parcela orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos. Mais do que isso, o projeto visa promover a educação ambiental continuada e a inclusão social dos catadores e outros grupos sociais envolvidos com o tema.

    Na prática, o trabalho será coordenado por um Grupo Interinstitucional para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos de Chapecó (GIRS), formado por pessoas físicas, representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público.

    Panorama do Lixo em Chapecó

    De acordo com a Prefeitura de Chapecó, a cidade conta com 14 Associações de Catadores de Materiais Recicláveis no Município. Trezentos e cinquenta famílias vivem do trabalho de triagem e destinação dos materiais recicláveis. Todos os dias, 144 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos são coletados em Chapecó e apenas 17 toneladas são recicláveis. Quarenta e oito por cento dos resíduos descartados nos contêineres laranjas, que deveriam ser secos, estão contaminados e viram rejeitos.

    Em resumo, apenas 6% dos resíduos coletados todos os dias em Chapecó são reaproveitados pelos catadores. Noventa e quatro por cento vão para o aterro. O município gasta cerca de 20 milhões de reais por ano para coletar e dar destinação aos resíduos.

    Hoje, a Cetric é a umas das principais empresas que atua em Chapecó e trabalha visando reduzir os impactos ambientais gerados pelo descarte de resíduos. Junto da prefeitura e dos cidadãos chapecoenses, irá auxiliar no Programa Lixo Zero, com foco na qualidade de vida e bem-estar de toda a comunidade. “Tenho certeza, que juntos podemos fazer toda a diferença e melhorar as questões relacionadas ao lixo da nossa cidade”, finaliza Evandro.

    Cetric Sul promoveu a IX SIPATMA e a 6ª Gincana

    by  • 4 de dezembro de 2018 • Notícias • 0 Comments

     

    Nos dias 23 e 24 de novembro, a Cetric Sul junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) promoveu a IX SIPATMA e a 6ª Gincana Cetric, na sede da empresa em Chapecó/SC.

    Na sexta-feira, às 07h45min, ocorreu a abertura oficial com as boas-vindas dos membros da CIPA e da direção. A empresa Atual Palestras ministrou a palestra motivacional e comportamental: afinal, o que realmente importa? E, para encerrar o cronograma do primeiro dia, a Cia de La Curva conduziu o espetáculo show: Calmamente.

    No sábado, as atividades iniciaram às 08h com a palestra “A arte de virar a chave e construir uma vida produtiva”, conduzida pela instrutora Viviani Festugato. Após as palestras, os mais de 100 colaboradores de Chapecó e das filiais de São Miguel do Oeste, Pato Branco, Caçador e Concórdia participaram da 6ª Gincana Cetric.

    As atividades da gincana foram conduzidas pelo profissional de educação física, Rafael Cunha Laux, da Course Treinamentos e contou com o auxílio de acadêmicos do curso de Educação Física da Unoesc.

    As brincadeiras propostas no encontro, além de promoverem a união do grupo, estimularam e mostraram a importância da prática de atividade física para a qualidade de vida e bem-estar.

    A equipe branca foi a vencedora da Gincana.

    A colaboradora Lorena Cagliari participou da gincana e destacou a importância deste encontro. “É uma forma de prestigiarmos as atividades propostas pela empresa, envolvendo toda equipe, despertando valores como a união, harmonia e integração”, comenta.

    Paulo Roberto, que atua na Cetric Chapecó, destaca que a iniciativa da empresa e da CIPA contribui para o convívio entre os colaboradores, além de unir os setores. “Foi um encontro para celebrar o sucesso do ano de 2018, conhecer os colegas que atuam em outras filiais estreitando os laços”, comenta.

    Durante a Gincana, a Erva Mate Folle disponibilizou erva para os participantes.

    A Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Loana Defaveri Forte, Engenheira Química do Grupo Cetric Sul, avalia a edição 2018.

    “Neste ano, em especial, tivemos a participação dos colaboradores de algumas filiais. Isso, além de integrar as equipes, mostra a força da nossa empresa. As atividades propostas nos estimulam a pensar em como podemos melhorar nossa vida, através de hábitos e mudanças de atitudes, seja por meio de uma mensagem, palestra, leitura, enfim, algum método que possa agregar para nossa segurança e cuidados com o meio ambiente no nosso dia a dia. Perceber os riscos presente em todas as atividades deve ser um hábito a ser incorporado na vida”, comenta.

    Colaboradores do Grupo Cetric também receberam brindes.

    Gestão de resíduos industriais: o que fazer

    by  • 19 de outubro de 2018 • Notícias • 0 Comments

    Grupo Cetric

    O resíduo industrial consiste em sobras da produção, como é de composição mista. Não é possível descartar sem uma gestão específica, pois podem causar impactos negativos ao ambiente em que entra em contato.

    Não fazer a gestão de resíduos industriais, pode acarretar em enormes problemas para o meio ambiente e para os seres humanos. Isso, porque se não houver o descarte correto, pode contaminar o ar, o solo e a água com metais pesados e gases tóxicos, resultando em contaminações graves, além de disseminar doenças.

    É de responsabilidade das empresas encontrar a melhor solução de descarte para os resíduos industriais, reduzindo o máximo possível o impacto sobre o meio ambiente e a saúde pública.

     

    Melhores práticas na gestão de resíduos 

    Os resíduos podem ser sólidos ou líquidos, perigosos ou não perigosos, por isso, devem ser categorizados antes da sua destinação final, onde serão neutralizados.

    O ideal é condicionar os resíduos em equipamentos específicos de acordo com seu grau de periculosidade, classificação, quantidade e indicar sua composição. Desta forma, é possível evitar a contaminação, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população em geral e do meio ambiente.

    Desenvolvemos um passo a passo simples, com  etapas a serem seguidas para ter a melhor gestão dos resíduos industriais, confira:

     

    01. Ordenamento dos resíduos

    Nesta etapa, é necessário entender quais as razões para os resíduos industriais serem gerados, analisar também, a quantidade e o tipos de resíduos. Após isso, encontrar oportunidades para eliminar ou reduzir sua produção. Também é nesta etapa que é indicado fazer a ordenamento e armazenamento correto do resíduo.

     

    02. Coleta e transporte 

    Para a coleta e transporte, é necessário contratar um serviço especializado que conte com equipamentos preparados e veículos licenciados. Desta forma, não haverá danos ao meio ambiente e a saúde pública.

     

    03. Tratamento e transformação

    Após o transporte, são encaminhados para o tratamento e destinação final devidamente autorizado e licenciado, de acordo com a sua classificação ou são reciclados e transformados, quando possível.

     

    Conclusão 

    Se as empresas conseguirem seguir esses passos simples, conseguirão dar o melhor destino aos resíduos gerados na empresa. Se cada um fizer sua parte, aos poucos, os danos à natureza e à qualidade de vida das pessoas irá reduzindo.

    Grupo Cetric realiza ação em parceria com a Escola Básica Municipal Água Amarela

    by  • 5 de outubro de 2018 • Notícias • 0 Comments

     

    Considerado o maior evento ambiental do mundo, o Dia Mundial de Limpeza visa a conscientização da população sobre a importância de conservar os ecossistemas agredidos pelo ser humano em todo o planeta.

    A ação, que neste ano teve o apoio do Grupo Cetric, envolveu cerca de 130 países, milhares de voluntários e a coleta de milhares de toneladas de lixo.

    Em Chapecó, a ação do Grupo Cetric em parceria com curso de Biologia da Unochapecó e com a Escola Básica Municipal Água Amarela, ocorreu na sexta-feira, 21 de setembro, envolvendo profissionais do setor, colaboradores, professores e alunos.

    A atividade visou à limpeza de ruas e locais na comunidade de Água Amarela, onde a empresa está inserida. Na ação, os participantes percorreram 3,5 km recolhendo 740 kg de resíduos e rejeitos.

    Foram 3,5 km percorridos e 740 kg de resíduos e rejeitos recolhidos.

    Conforme a Engenheira Química do Grupo Cetric Sul, Loana Defaveri Fortes, essa ação tem, acima de tudo, o objetivo de ampliar o grau de conscientização das pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e, com a participação de voluntários da comunidade, a iniciativa  mostrou como as pessoas devem ser conscientes sobre as suas escolhas principalmente ao consumir produtos e dispor os resíduos no local correto.

    ”Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que o cenário do lixo se resolva, somos responsáveis pelo lixo que produzimos então colocarmos no local correto, como nas lixeiras, é nossa responsabilidade e responsabilidade da comunidade’’, comenta.

    Colaboradores do Grupo Cetric coordenaram a ação.