• Gestão de resíduos industriais: o que fazer

    by  • 19 de outubro de 2018 • 0 Comments

    Grupo Cetric

    O resíduo industrial consiste em sobras da produção, como é de composição mista. Não é possível descartar sem uma gestão específica, pois podem causar impactos negativos ao ambiente em que entra em contato.

    Não fazer a gestão de resíduos industriais, pode acarretar em enormes problemas para o meio ambiente e para os seres humanos. Isso, porque se não houver o descarte correto, pode contaminar o ar, o solo e a água com metais pesados e gases tóxicos, resultando em contaminações graves, além de disseminar doenças.

    É de responsabilidade das empresas encontrar a melhor solução de descarte para os resíduos industriais, reduzindo o máximo possível o impacto sobre o meio ambiente e a saúde pública.

     

    Melhores práticas na gestão de resíduos 

    Os resíduos podem ser sólidos ou líquidos, perigosos ou não perigosos, por isso, devem ser categorizados antes da sua destinação final, onde serão neutralizados.

    O ideal é condicionar os resíduos em equipamentos específicos de acordo com seu grau de periculosidade, classificação, quantidade e indicar sua composição. Desta forma, é possível evitar a contaminação, ajudando a melhorar a qualidade de vida da população em geral e do meio ambiente.

    Desenvolvemos um passo a passo simples, com  etapas a serem seguidas para ter a melhor gestão dos resíduos industriais, confira:

     

    01. Ordenamento dos resíduos

    Nesta etapa, é necessário entender quais as razões para os resíduos industriais serem gerados, analisar também, a quantidade e o tipos de resíduos. Após isso, encontrar oportunidades para eliminar ou reduzir sua produção. Também é nesta etapa que é indicado fazer a ordenamento e armazenamento correto do resíduo.

     

    02. Coleta e transporte 

    Para a coleta e transporte, é necessário contratar um serviço especializado que conte com equipamentos preparados e veículos licenciados. Desta forma, não haverá danos ao meio ambiente e a saúde pública.

     

    03. Tratamento e transformação

    Após o transporte, são encaminhados para o tratamento e destinação final devidamente autorizado e licenciado, de acordo com a sua classificação ou são reciclados e transformados, quando possível.

     

    Conclusão 

    Se as empresas conseguirem seguir esses passos simples, conseguirão dar o melhor destino aos resíduos gerados na empresa. Se cada um fizer sua parte, aos poucos, os danos à natureza e à qualidade de vida das pessoas irá reduzindo.

    Grupo Cetric realiza ação em parceria com a Escola Básica Municipal Água Amarela

    by  • 5 de outubro de 2018 • 0 Comments

     

    Considerado o maior evento ambiental do mundo, o Dia Mundial de Limpeza visa a conscientização da população sobre a importância de conservar os ecossistemas agredidos pelo ser humano em todo o planeta.

    A ação, que neste ano teve o apoio do Grupo Cetric, envolveu cerca de 130 países, milhares de voluntários e a coleta de milhares de toneladas de lixo.

    Em Chapecó, a ação do Grupo Cetric em parceria com curso de Biologia da Unochapecó e com a Escola Básica Municipal Água Amarela, ocorreu na sexta-feira, 21 de setembro, envolvendo profissionais do setor, colaboradores, professores e alunos.

    A atividade visou à limpeza de ruas e locais na comunidade de Água Amarela, onde a empresa está inserida. Na ação, os participantes percorreram 3,5 km recolhendo 740 kg de resíduos e rejeitos.

    Foram 3,5 km percorridos e 740 kg de resíduos e rejeitos recolhidos.

    Conforme a Engenheira Química do Grupo Cetric Sul, Loana Defaveri Fortes, essa ação tem, acima de tudo, o objetivo de ampliar o grau de conscientização das pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e, com a participação de voluntários da comunidade, a iniciativa  mostrou como as pessoas devem ser conscientes sobre as suas escolhas principalmente ao consumir produtos e dispor os resíduos no local correto.

    ”Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que o cenário do lixo se resolva, somos responsáveis pelo lixo que produzimos então colocarmos no local correto, como nas lixeiras, é nossa responsabilidade e responsabilidade da comunidade’’, comenta.

    Colaboradores do Grupo Cetric coordenaram a ação.

     

    Aprender é o melhor caminho para o desenvolvimento

    by  • 2 de outubro de 2018 • 0 Comments

    Grupo Cetric Sul promove curso para o desenvolvimento das equipes

    O Grupo Cetric investe na estrutura, em tecnologia e, sobretudo, nas pessoas que fazem parte da empresa. Visando o desenvolvimento e o bom relacionamento entre as equipes, bem como, o aperfeiçoamento das atividades realizadas a empresa promove um curso para liderados.

    Conforme o diretor comercial do Grupo Cetric Sul, Evandro R. Rosset é necessário e essencial preparar as equipes. “Os desafios a serem encarados diariamente precisam de profissionais preparados para resolver cada situação e obter, ao final, bons resultados. Investir nas pessoas é investir no crescimento da empresa”, comenta.

    O treinamento envolve 25 colaboradores que atuam em diversos setores da Cetric Chapecó e é dividido em quatro módulos, totalizando 16 horas de aula.   A facilitadora do curso de liderados é a instrutora Idiane Turra Tuni, que foca no desenvolvimento das equipes no ambiente de trabalho.

    A iniciativa é do setor de Recursos Humanos e da Direção do Grupo Cetric.

    Colaboradores recebem informações da instrutora Idiane Turra Tuni.

    Cetric Sul promove curso de liderança

    by  • 28 de setembro de 2018 • 0 Comments

     

    O mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais preparados e em constante atualização. Diversos são os motivos que levam empresas a buscarem a formação de lideranças da sua equipe.

    O Grupo Cetric Sul através da matriz em Chapecó/SC investe e capacita seus líderes. De setembro a dezembro de 2018, a empresa promove um curso que visa o autoconhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal dos líderes.

    O primeiro módulo, que focou no autoconhecimento dos participantes, ocorreu na última sexta-feira, 21 de setembro, com duração de seis horas.

    Os diretores da Cetric Sul deram as boas-vindas aos participantes.

    O módulo dois ocorre no dia 05 de outubro e abordará os relacionamentos significativos. A terceira fase será no dia 11 de novembro e abordará a liderança situacional. O último módulo será em 11 de dezembro e reforçará o compromisso dos profissionais com a mudança.

    O curso de líderes é ministrado pelo consultor Jonas Berger e organizado pelo departamento de Recursos Humanos e pelos diretores Valmir Baldissera, Carolina Baldissera Rosset e Evandro Rosset. Participam das aulas 22 colaboradores da Matriz e de unidades da Cetric Sul.

    Conforme a diretora administrativa da Cetric Chapecó, Carolina Baldissera Rosset, a capacitação de liderança fará com que os profissionais desenvolvam uma visão ainda mais estratégica, saindo das atividades rotineiras para contribuir com o desenvolvimento da equipe e com o crescimento da empresa.

               O consultor Jonas Berger ministra a capacitação.

    Preservar o planeta é papel de todos!

    by  • 6 de setembro de 2018 • 0 Comments

    Grupo Cetric confirma presença no Dia Mundial da Limpeza

     

    O Dia Mundial de Limpeza é realizado no dia 15 de setembro e visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de cidades, bairros, praias, praças e parques.

    A iniciativa, que acontece em 150 países, simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

    O Grupo Cetric através da matriz em Chapecó/SC já confirmou presença nesta ação global. Nos dias 14 e 15, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) mobilizará funcionários e a comunidade local para participar deste evento. O foco da ação é o recolhimento e a destinação adequada de resíduos dispostos de forma incorreta nos bairros e no interior da Linha Água Amarela.

    Conforme a engenheira química da Cetric Sul, Loana Defaveri e a Analista Ambiental, Mônica Prestes, o dia mundial da limpeza é uma forma de mobilizar e conscientizar a população em relação à correta separação e disposição final de resíduos. “A intenção é reduzir a quantidade de lixo nas ruas e terrenos baldios e mostrar como uma pequena ação pode fazer uma grande diferença para nosso planeta”, comentam.

    Várias empresas e instituições já confirmaram presença nesta ação. No dia 21 de agosto, entidades e empresas parcerias reuniram-se na Unochapecó e participaram da primeira reunião para a organização da ação na cidade.

    Entre as empresas e órgãos confirmados estão o Grupo Cetric, Polícia Militar Ambiental, Estilo Verde Moda Sustentável, Unoesc, Prefeitura Municipal de Chapecó, Vigilância Sanitária e Serviços Urbanos, GERED, Curso de Biologia da Unochapecó, TOS, Eco Efapi, Competitiva Treinamentos e Consultoria Empresarial, REC, Rotary e Agrosul.

    A engenheira química da Cetric Sul, Loana Defaveri, representou a empresa na reunião de planejamento.

    Por que descartar os resíduos da área da saúde com a Cetrilife?

    by  • 4 de setembro de 2018 • 0 Comments

    Resíduos da saúde

     

     

    Os resíduos da área da saúde são aqueles que vem de atendimentos a pacientes, centros de pesquisa, clínicas, consultórios, necrotérios e laboratórios. Os resíduos gerados por estes estabelecimentos devem seguir as regras nacionais de acondicionamento e tratamento estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Resíduos como seringas, luvas, materiais biológicos contaminados com sangue, entre outros, representam risco a saúde e ao meio ambiente se não adotado os procedimentos técnicos adequados.

    O risco de não seguir as orientações da Anvisa no tratamento e destinação dos resíduos gerados pela área da saúde faz com que substâncias tóxicas, radioativas e inflamáveis fiquem a mercê de todos.

    A medida tem o objetivo de previnir danos ao meio ambiente e eliminar os riscos a saúde. Por isso, a importância em seguir o processo correto de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação de resíduos da área da saúde.

     

    Maiores riscos dos resíduos da área da saúde 

    De acordo com estudo feito pelo Hospital Albert Einstein, o lixo infectante é o que representa o maior risco. Lixos infectantes são aqueles que contém agentes biológicos como sangue, secreções, partes e tecidos humanos, também materiais de terapias intensivas e perfurocortantes.

    Caso não ocorra uma destinação correta para esses materiais, sendo despejados na natureza, causam sérios danos para a vegetação ao entrar em contato com o solo ou água.

    Mas não para por aí, em contato com a natureza, a contaminação se espalha com facilidade, prejudicando também, os seres vivos que entram em contato com o solo e água contaminada.

    Para combater essa contaminação, existem centrais de tratamento de resíduos da área da saúde. Na região sul do Brasil contamos com a Cetrilife.

     

    Sobre a Cetrilife

    A Cetrilife é uma empresa que faz parte do Grupo Cetric que abrange todos os procedimentos ligados a resíduos procedentes de hospitais e clínicas.

    Está preparada para a coleta, transporte e destinação final dos resíduos da área da saúde.

     

    Vantagens em contratar a Cetrilife 

    Frota própria 

    Assim como o Grupo Cetric, a Cetrilife possui o transporte e equipamentos próprios, preparados para a coleta e transporte de cada tipo de resíduo. Todos os processos de coleta e transporte seguem as diretrizes emendadas pela NBR 13221.

    Estrutura completa 

    A Cetrilife conta com uma estrutura completa, englobando aterro, frota própria e tecnologia de última geração. Também tem ao seu lado profissionais treinados e capacitados para dar o destino correto para todos os resíduos da área da saúde.

    Oferece a hospitais e clínicas um serviço completo. Saiba mais sobre as vantagens da Cetrilife no e-mail cetrilife@cetric.com.br ou telefone 49 3905.3100.

    Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral recebe palestra do Grupo Cetric

    by  • 28 de agosto de 2018 • 0 Comments

    Minas Gerais

    Alunos conheceram novas tecnologias de reciclagem e destinação final de resíduos sólidos.

    Crianças e jovens observam cada ação dos adultos e através de exemplos absorvem muito mais informações, por isso a importância de orientar desde cedo. Na educação, é muito importante que os alunos estejam atualizados com fontes seguras e que conheçam sempre novas tecnologias e formas de preservação. O tema Meio Ambiente, que está sempre em alta nos vestibulares e no ENEM, não fica de fora dos assuntos tratados nas escolas.

    O Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (IEPUC), escola pertencente à Rede Pitágoras de Educação, atende há vinte anos a cidade de Alpinópolis, no sul de Minas Gerais, com turmas desde os primeiros anos da pré-escola até o ensino médio. A escola é destaque na região com as melhores notas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) há alguns anos e possui excelentes níveis de aprovação em vestibulares.

    Com o objetivo de reforçar as boas práticas com o meio ambiente, a Engenheira Ambiental da Cetric Sudeste, Mariana Bichuette, foi convidada para ministrar uma palestra na escola, direcionada para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio. O foco da apresentação foi às novas tecnologias de reciclagem e destinação final de resíduos sólidos.

    Durante a palestra, a engenheira destacou as práticas sustentáveis adotadas pela Cetric Sudeste, tais como a britagem e o reaproveitamento dos resíduos da construção civil (RCC), a reciclagem de matéria orgânica por meio da compostagem, a trituração da madeira para utilizá-la como biocombustível, o reaproveitamento de tanques de combustível descontaminados na fabricação de caçambas, a utilização de sobras de alimentos na nutrição animal, e o coprocessamento, no qual os resíduos são utilizados como fonte de energia em fornos de cimento.

    Conforme Mariana, os alunos também receberam informações sobre o licenciamento, construção e operação de um aterro industrial, que é a forma ambientalmente adequada e segura de realizar a disposição final de rejeitos provenientes das indústrias.

    A engenheira ambiental da Cetric Sudeste, Mariana Bichuette, conversou com os estudantes.

    Colaboradores da Alca Foods recebem orientações do Grupo Cetric

    by  • 24 de agosto de 2018 • 0 Comments

    Coleta seletiva e destinação final dos resíduos foram temas do encontro

    A Cetric Sudeste participou de uma atividade na sede da Alca Foods em Itumbiara, Goiás. Considerada a segunda maior empresa na produção de cereais matinais no Brasil, possui uma área construída de 7.780m², com equipamentos de última geração voltados à laminação e extrusão de cereais como milho, soja, aveia, entre outros.

    Como parte do criterioso controle de qualidade, a empresa realiza, frequentemente, treinamentos e reciclagens com seus colaboradores. Preocupada com a destinação dos resíduos e a preservação do meio ambiente, a Alca Foods solicitou um treinamento sobre coleta seletiva e destinação final dos resíduos à Cetric, objetivando o aprimoramento das práticas realizadas na empresa.

    Conforme a engenheira ambiental da Cetric Sudeste, Mariana Bichuette, a Alca Foods possui excelentes práticas na gestão dos seus resíduos sólidos e tem a Cetric como uma de suas parceiras nessa tarefa

    “Em minha palestra ressaltei não apenas as formas de coleta seletiva e sua importância, mas também a necessidade de um consumo consciente, todas as ações e práticas realizadas pela Cetric para o tratamento dos resíduos e para a destinação final ser feita de forma segura e eficiente”, comenta.

     

    A engenheira ambiental da Cetric Sudeste, Mariana Bichuette, conversou com os colaboradores.

    O treinamento foi direcionado a mais de 150 pessoas, inclusive para PCDs – pessoas com deficiência, com tradução simultânea em Libras.

    “Os participantes ficaram impressionados com os investimentos e as ações necessárias para construir e operar um aterro industrial que atende todas as normas ambientais e garante a qualidade dos serviços prestados pela Cetric”, comenta.

    Grupo Cetric participou do Rescue Days, maior evento de resgate veicular da América Latina!

    by  • 23 de agosto de 2018 • 0 Comments

    Ramon Phillipy Coelho (2º Ten. BM e Chefe da B-4 do 6ºBBM) com o representante comercial da Cetric, Pablo Gehlen.

     

    O maior evento de instrução, capacitação e treinamento de técnicas de resgate em acidentes automobilísticos do mundo, o Rescue Days, aconteceu em Chapecó, no oeste catarinense de 16 a 18 de agosto.

    Com mais de 10 edições internacionais realizadas na Europa e duas edições nacionais, realizadas em São Paulo, em 2018 pela primeira vez o evento ocorreu em uma cidade do interior e com uma estrutura totalmente indoor montada nos pavilhões da EFAPI.

    O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, através do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foi o anfitrião deste evento, que contou com o apoio de empresas e organizações, como a Associação de Bombeiros Comunitários de Chapecó e a Receita Federal.

    A Cetric Chapecó foi apoiadora e cedeu ao evento, toneis e caçambas para depositar os resíduos (corte de lataria e vidros dos veículos), bem como fez o recolhimento e destinação destes materiais.

     

    Conforme o diretor comercial do Grupo Cetric, Evandro Rosset, o Rescue Days aprimora o trabalho das equipes de emergência que atuam em acidentes automobilísticos com vitimas presas em ferragens. “Nós apoiamos eventos desta grandeza, pois visam a preservação da vida, além do cuidado com o meio ambiente, evitando a poluição ou a contaminação ambiental em casos de acidentes”, comenta.

    Além disso, a Cetric teve um espaço para expor e apresentar o trabalho realizado em várias regiões brasileiras. O representante comercial Pablo Gehlen, participou do evento. Segundo ele, foi uma grande oportunidade para os profissionais de Santa Catarina e do Brasil conferirem novas técnicas de resgate.

    O pavilhão da Efapi foi dividido em 12 estações, onde os alunos, instruídos pelos melhores professores do Brasil, Chile, EUA e Alemanha, desenvolveram habilidades quanto às técnicas de estabilização e desencarceramento em veículos de variados portes, destombamento de veículos, manipulação de vidros e para-brisas, novas tecnologias incorporadas à estrutura de veículos, entre outras.

    Visitantes conferiram mais sobre a Cetric Emergencial.

     

    Na prestação de serviços, Grupo Cetric é a empresa que mais recolhe tributos em Chapecó

    by  • 21 de agosto de 2018 • 0 Comments

    Pelo sexto ano, empresa conquista Troféu O Desbravador.

    O diretor do Grupo Cetric, Valmir Baldissera recebeu o troféu das mãos do vice-prefeito de Chapecó, Élio Cella.

    A noite da última quarta-feira, 15 de agosto, foi especial para empresas e empresários de Chapecó. Nesta data, a Administração Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou a 29º edição do Troféu O Desbravador no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

    Instituído em 1989, pelo decreto Nº 1.417, de 3 de julho, a outorga é uma das mais legítimas homenagens prestadas pelo poder público, aos agentes econômicos que efetivamente contribuem com o desenvolvimento social da comunidade.

    A escolha de 2018 foi embasada em números relativos ao movimento econômico e impostos, tendo por base o ano de 2016. Neste ano, os primeiros colocados em cada categoria receberam o troféu e os demais homenageados receberam um certificado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

    O Grupo Cetric com sede em Chapecó/SC conquistou pela sexta vez o primeiro lugar na categoria Grande Empresa de Prestação de Serviços na Área de Incidência do ISS. Na ocasião, representou a empresa o diretor Valmir Baldissera, que recebeu o troféu das mãos do vice-prefeito de Chapecó, Élio Cella.

    Para o diretor comercial do Grupo, Evandro R. Rosset, o prêmio mais uma vez reconhece a atuação e o compromisso da Cetric com a cidade de Chapecó, gerando emprego e renda através da arrecadação de tributos.

    “No ano em que celebramos 101 anos do nosso município, mais uma vez temos a honra de receber este prêmio e reforçar como a nossa empresa contribui para o desenvolvimento da cidade e da qualidade de vida. Obrigado ao poder público pelo reconhecimento”, destaca.

    Em Uberlândia, diversas atividades estão programadas para a VIII Semana do Meio Ambiente.

    by  • 24 de maio de 2018 • 0 Comments

    Em cinco de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi sancionada  pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

    No Brasil, no mesmo período, ocorre a Semana Nacional do Meio Ambiente, que visa promover e orientar a população sobre a importância de preservar e transformar o ambiente onde vivemos.

    Várias instituições públicas e privadas organizam-se e promovem atividades de conscientização ambiental neste período. Em Uberlândia, Minas Gerais, a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico promovem a VIII Semana do Meio Ambiente de 03 a 09 de junho. Toda programação conta com o apoio da Cetric Sudeste.

    Conforme o supervisor de logística da Cetric Uberlândia, Anderson da Cruz Navarro, o evento visa orientar os cidadãos sobre a necessidade de ações imediatas e também mostrá-los o que está sendo feito para a preservação do patrimônio natural.

    Programação

    03 de junho – Domingo

    Período Atividade Local
    Matutino Reabertura do Parque Pau Furado para visitação pública Parque Pau Furado
    Matutino Inauguração da Brigada I Parque Pau Furado
    Matutino Caminhada Ecológica Parque Pau Furado
    Matutino Atividades lúdicas Parque Pau Furado
    Matutino Apresentação artística do Grupo Musical com a utilização de instrumentos confeccionados com materiais recicláveis. Parque Pau Furado

    04 de junho – Segunda-feira

    Período Atividade Local
    Matutino – 09h Abertura do evento na Praça Sérgio Pacheco com a Banda do 36° Batalhão de Infantaria Mecanizado. Praça Sérgio Pacheco
    Matutino – 09h30min Workshops: aula sobre montagem de horta vertical, confecção de brinquedos com garrafas PET e oficina de Ikebana – ONG Nova Acrópole. Praça Sérgio Pacheco
    Matutino – 09h30min Atividades lúdicas Praça Sérgio Pacheco
    Matutino – 09h30min Apresentação de práticas sustentáveis e consumo consciente Praça Sérgio Pacheco
    Matutino Campanha de imunização da Febre Amarela Praça Sérgio Pacheco
    Matutino Atividade lúdica com estrutura inflável feita de sacolinhas plásticas reutilizadas especialmente para a Semana do Meio Ambiente. Parceria com o Projeto FLUTUA. Praça Sérgio Pacheco
    Vespertino – 15h Encerramento das atividades Praça Sérgio Pacheco

    05 de junho – Terça-feira

    Período Atividade Local
    Matutino – das 08h30min às  10h50min Gincana Parque do Sabiá
    Vespertino – 14h Abertura oficial da Semana. Auditório Cícero Diniz – PMU
    Vespertino – 15h Construções Sustentáveis e Certificação LEED e NET ZERO com o Palestrante Guido Petinelli Auditório Cícero Diniz – PMU

    06 de junho – Quarta-feira

    Período

    Atividade

    Local

    Matutino – das 08h às  11h                Visita Técnica Salto Soluções Ambientais e Limpebras
    Noturno – 19h Abertura do evento Faculdade UNA
    Noturno Workshop Direito Ambiental: prática, teoria e segurança na gestão ambiental. Faculdade UNA

    07 de junho – Quinta-feira

    Período Atividade Local
    Matutino – 09h às 11h Visita monitorada – projeto de cidade inteligente do bairro sustentável Granja Marileusa
    Noturno – 19h Palestra: Construções sustentáveis e sua importância na construção de cidades mais humanizadas com Reinaldo Caixeta Machado Faculdade UNA
    Noturno – 20h Palestra Cidade Inteligentes com Gustavo Gehrke Maierá: Diretor de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Faculdade UNA

    08 de junho – Sexta-feira

    Período Atividade Local
    Matutino – 08h30min CinePipoca Ambiental Espaço Cultural do DMAE (Foyer e Anfiteatro)
    Vespertino – 13h CinePipoca Ambiental Espaço Cultural do DMAE (Foyer e Anfiteatro)
    Vespertino Estande e exposição de parceiros Espaço Cultural do DMAE (Foyer e Anfiteatro)

    09 de junho – Sábado

    Período Atividade Local
    Matutino – 08h às 11h Dia de Campo Valoriza Fertilizantes

    Grupo Cetric orienta seus profissionais sobre o Manifesto de Transporte de Resíduos e Rejeitos no Rio Grande do Sul

    by  • 17 de maio de 2018 • 0 Comments

     

    O Governo do Estado do Rio Grande do Sul atualizou e modernizou o controle sobre a movimentação de resíduos no estado. Agora, o sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos e Rejeitos (MTR) é totalmente online, onde a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) terá todas as informações sobre os deslocamentos de cargas.

    Para orientar sua equipe sobre as atualizações, a Cetric Sul reuniu em Chapecó/SC os analistas e representantes do grupo para o estado do Rio Grande do Sul.

    O encontro ocorreu na última sexta-feira, 11 de maio, das 09h às 12h, sendo organizado pelo diretor comercial, Evandro R. Rosset e pela engenheira química, Loana Defaveri Fortes. O diretor regional da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Sr. Odilon Amado, conduziu a atividade e explicou aos participantes sobre a nova forma de emissão de MTR no estado gaúcho.

    O diretor regional da Abetre, Sr. Odilon Amado conduziu a atividade.

    Conforme o diretor comercial da Cetric Sul, Evandro R. Rosset, a empresa está sempre atenta às leis e mudanças acerca do tratamento e destinação de resíduos. “Procuramos sempre atualizar os colaboradores para que possam cumprir e orientar nossos clientes conforme a legislação e particularidades de cada estado”, comenta.